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A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai interpretar "Alice no País das Maravilhas", com coreografia de Howard Quintero, em 12 apresentações, no Teatro Camões, em Lisboa, de 12 a 29 de dezembro, segundo a programação.
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Notícias
Audições com vista a admissão de dois bailarinos profissionais para a categoria de Corpo de Baile para a Temporada 2024/2025.
A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum dos candidatos presentes nas audições, independentemente da sua classificação.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 01 de setembro de 2024 e termo a 31 de agosto de 2025, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Período de candidaturas: 07 junho a 21 de junho de 2024, às 23h59.
Candidaturas através do formulário online.
Será enviado para o seu email uma cópia das respostas ao formulário. Se não conseguir submeter o formulário, confirme por favor o sinal da rede internet e o limite de peso dos ficheiros (fotografias/CV). Caso estas condições estejam asseguradas e não consiga ainda assim submeter o formulário, atualize a página e preencha novamente. Uma vez submetido o formulário, não o poderá editar. Não aceitamos candidaturas por e-mail.
Convite para audição: Dia 27 de Junho de 2024 serão contactados os candidatos selecionados para realizar audição. A audição será por convite e apenas os candidatos selecionados serão contactados para acordar data para a mesma.
Período de audições: De 1 a 5 de julho de 2024.
Resultados: Dia 5 de Julho 2024, a partir das 16h00, os candidatos que realizaram audição, serão informados se foram selecionados.
Alguma questão, contacte-nos através do e-mail audition@cnb.pt. Por favor, note que este e-mail não confirma recepção de candidaturas. Receberá uma resposta de confirmação quando submeter o formulário de candidatura e um e-mail com uma cópia das suas respostas ao formulário.
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The National Ballet of Portugal (CNB Portugal) is holding auditions for professional male dancers (2 vacancies) for the Corps de Ballet for the 2024/2025 season
The auditions for for the National Ballet of Portugal (CNB) is of an indicative nature and OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1st September 2024 and ending on 31st August 2025, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Applications: from 7th june to 21st June, at 11.59pm.
To apply, please fill in this online form.
A copy of the answers to the form will be sent to your email address. If you are unable to submit the form, please check the internet signal and the weight limit of the files (photos/CV). If these conditions are met and you still can’t submit the form, refresh the page and fill it in again. Once you have submitted the form, you cannot edit it. We do not accept applications by e-mail.
Invitation to audition: Selected candidates will be contacted on 27 June 2024. The audition is by invitation only and only selected candidates will be contacted to arrange a date.
Audition period: Between 1 and 5 July 2024.
Results: From 4pm on 5 July 2024, candidates who have auditioned will be informed if they have been selected.
If you have any questions, please contact us at audition@cnb.pt. Please note that this e-mail does not confirm receipt of applications. You will receive a confirmation reply when you submit the application form and an e-mail with a copy of your answers to the form.
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Notícias
OPART, E.P.E. abre concurso internacional para Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (2024-2028). Candidaturas até 22 de abril.
O OPART, E.P.E. anuncia o concurso internacional para a seleção da nova Direção Artística para a Companhia Nacional de Bailado (CNB), tendo em conta o fim do mandato do atual Diretor Artístico a 31 de agosto deste ano. O prazo para a submissão de candidaturas decorre de 22 de março a 22 de abril.
O mandato e correspondente contrato de trabalho em comissão de serviço em regime de exclusividade terá a duração de quatro anos (set. 2024 – ago. 2028), podendo ser renovado até duas vezes, por períodos iguais.
O júri do concurso, designado pelo Ministro da Cultura, é composto por Conceição Amaral (Presidente do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.), presidente do júri; Rui Morais (Vogal do Conselho de Administração do OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrador e Diretor Artístico da Fundação Culturgest); Olga Roriz (Coreógrafa e Diretora da Companhia Olga Roriz); e Ted Brandsen (Coreógrafo e Diretor Artístico do Dutch National Ballet).
Após o prazo estabelecido para a submissão de candidaturas, são selecionadas até cinco pessoas candidatas para a fase de entrevista presencial. Considera-se fundamental para o cargo o conhecimento na área artística e no setor das artes performativas, nomeadamente o domínio em redes de difusão e criação nacionais e internacionais; a experiência profissional equiparada às funções; uma visão sistémica e holística do setor e da gestão; a liderança; a colaboração institucional; a comunicação e a transparência; valorização da diversidade; e a inovação. As candidaturas devem conter um currículo descritivo e detalhado com comprovativos das habilitações académicas e formações profissionais relevantes; até três cartas de recomendação e uma carta de motivação e de apresentação programática para o desempenho das funções. Na sua globalidade, é essencial que cada candidatura seja clara na sua proposta e que reflita a missão, valores, temas e interesses programáticos relevantes, face ao papel da CNB no panorama das artes performativas em Portugal e na Europa; estabeleça uma relação com os públicos e territórios nacionais; integre um exercício prospetivo da atividade da CNB e faça uma apreciação crítica da atividade desenvolvida e dos resultados obtidos pela CNB nos últimos anos.
Entidade contratante: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. – (adiante designada por OPART) entidade gestora do Teatro Nacional de São Carlos (TNSC), da Companhia Nacional de Bailado (CNB) e dos Estúdios Victor Córdon (EVC), é dotada de autonomia administrativa, financeira e patrimonial.
Função a contratar: Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB)
Tipo de procedimento de seleção: Concurso Internacional
Período do mandato: 2 setembro de 2024 a 31 agosto de 2028
Prazo de candidatura: 22 de março a 22 de abril de 2024 (23h59, hora Lisboa)
Contacto para receção das candidaturas: ca@opart.pt
DOCUMENTAÇÃO PARA CANDIDATURA
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Notícias
OPART, E.P.E. launches the International call for applications for the Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal (2024-2028). Applications until 22 April.
OPART, E.P.E. hereby announces the international call for applications for the selection of a new Artistic Director for the Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal), considering the end of the mandate of the current Artistic Director on 31 August this year. The application period runs from 22 March to 22 April.
The mandate and the corresponding employment contract on an exclusive service commission basis will run for four years (September 2024 – August 2028) and may be renewed up to two times for equal periods.
The selection panel, appointed by the Minister of Culture, is made up of Conceição Amaral (Chair of the Board of Directors of OPART, E.P.E.), chair of the selection panel; Rui Morais (Member of the Board of Directors of OPART, E.P.E.); Mark Deputter (Administrator and Artistic Director of the Culturgest Foundation); Olga Roriz (Choreographer and Director of the Olga Roriz Dance Company); and Ted Brandsen (Choreographer and Artistic Director of the Dutch National Ballet).
After the closing date, up to five candidates will be selected for the personal interview stage. Factors considered fundamental for the position include knowledge of the artistic field and the performing arts sector, in particular expertise in national and international networks for dissemination and creation; professional experience appropriate to the role; a systemic and holistic vision of the sector and management; leadership; institutional cooperation; communication and transparency; valuing diversity; and innovation. Applications must include a detailed curriculum vitae with evidence of academic qualifications and relevant professional experience, up to three letters of recommendation, and a letter of motivation and programme presentation for the position. Overall, it is essential that each application is clear in its proposal and reflects the mission, values, themes and programme interests that are relevant to the CNB’s role in the performing arts scene in Portugal and Europe; establishes a relationship with national audiences and territories; integrates a forward-looking exercise of the CNB’s activity; and makes a critical assessment of the activities developed and results obtained by the CNB in recent years.
Contracting entity: OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E – (hereinafter referred to as OPART) the managing body of Teatro Nacional de São Carlos (TNSC – the Sao Carlos National Theatre), Companhia Nacional de Bailado (CNB – the National Ballet of Portugal) and Estúdios Victor Córdon (EVC) , enjoys autonomy with regard to management, budget and assets.
Position to be filled: Artistic Direction of the CNB – the National Ballet of Portugal
Type of selection procedure: International call for applications
Term of office: 2 September 2024 to 31 August 2028
Period of application: 22 March to 22 April 2024 (11:59 pm Lisbon time)
Contact details for submission of applications: ca@opart.pt
APPLICATION DOCUMENTS
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Notícias
Como se constrói aquele que é considerado o primeiro bailado romântico da história da dança?
Dia 1 de novembro celebramos mais um World Ballet Day! Descubra o trabalho de bastidores da Companhia Nacional de Bailado para levarmos a palco La Sylphide. Durante um mês, gravámos momentos de ensaio, produção, guarda-roupa e da digressão ao Porto e a Coimbra.
Veja o resultado em livestream no Facebook e Youtube dia 1 de novembro, a partir das 14h30.
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Audições com vista a admissão de bailarinos(as) profissionais (M/F) para as categorias de Solista (1 vaga), Corpo de Baile (1 vaga) e Estagiário (1 vaga) para a Temporada 2023/2024.
A audição para a Companhia Nacional de Bailado é de natureza indicativa e o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E., através da CNB, reserva para si o direito de não contratar nenhum(a) dos(as) candidatos(as) presentes nas audições, independentemente da sua classificação.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, alterado pelo Decreto-Lei n.º 64/2022, de 27 de setembro, com início em 1 de setembro de 2023 e termo a 31 de agosto de 2024, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Data limite de candidatura: 4 de junho de 2023, às 23h59
Candidaturas através do formulário online.
Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.
The auditions aim for the admission of professional dancers (M/F) for the categories of Soloist (one vacancy) Corps de Ballet (one vacancy) and Apprentice (one vacancy) for the 2023/2024 Season.
The auditions for for the National Ballet of Portugal (CNB) is of an indicative nature and OPART -Organismo de Produção Artística, E.P.E., through CNB, reserves the right not to hire any of the candidates present at the auditions, regardless of their classification.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2023 and ending on 31 August 2024, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Application deadline: 4th June, at 11.59pm
Application through this online form.
Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.
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Notícias
Giselle é uma das grandes referências do bailado do período romântico e nasce na sequência do sucesso de La Sylphide e da grande influência da corrente literária do romantismo na dança. A versão coreográfica de Georges Garcia, estreada em 1987, volta a subir à cena do Teatro Nacional de São Carlos no ano em que comemoramos os 45 anos da CNB. Celebramos o aniversário da Companhia ao mesmo tempo que homenageamos a memória do Mestre e coreógrafo Georges Garcia, dançando um dos grandes legado que nos deixou, acompanhados pela Orquestra Sinfónica Portuguesa.
Temos o prazer de receber Anna Rose O’Sullivan e Marcelino Sambé, Bailarinos Principais do Royal Ballet, Londres, que interpretarão os papéis de Giselle e Albrecht dias 4 (16h), 7 (20h) e 10 (18h30) de dezembro, no Teatro Nacional de São Carlos. Elencos completos brevemente AQUI. Faça da nossa a sua Companhia. Bilhetes AQUI.
Anna Rose O’Sullivan é Bailarina Principal no Royal Ballet, Londres. O’Sullivan nasceu em Harrow, Reino Unido, e começou a dançar aos dois anos de idade, em escolas locais, antes de ingressar na Royal Ballet School, White Lodge e Upper School. Nas suas primeiras performances interpretou os papéis de Sara Crewe em A Little Princess, para o London Children’s Ballet e Cosette em Les Misérables, para além de Chitty Chitty Bang Bang no West End. Na escola, interpretou o papel principal em Simple Symphony, de Alastair Marriott, dançou o pas de deux em Dom Quixote em La Fenice, Veneza, e o pas de deux em Rhapsody, no Palácio de Buckingham. Continuar a ler
O bailarino português Marcelino Sambé é Principal no Royal Ballet, de Londres. Começou os seus estudos de dança na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional de Lisboa, em 2004.
Ganhou a medalha de prata no Moscow International Ballet Competition, no Teatro Bolshoi, em 2008, primeiro prémio no Youth American Grand Prix, em Nova Iorque, em 2009, a medalha de ouro e prémio especial no USA International Ballet Competition, em Mississipi, entre outros. Em 2010, fez parte do prestigioso Prix de Lausanne, onde lhe foi oferecida uma bolsa para a Royal Ballet School, em Londres. Continuar a ler
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Audição para a admissão de bailarinos profissionais (M/F) para as categorias de Corifeu (uma vaga) e Estagiários (duas vagas) para Temporada 2022/2023.
Celebração de contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo do Estatuto dos Profissionais da Área da Cultura, aprovado pelo decreto-lei n.º 105/2021, de 29 de novembro, com início em 1 de setembro de 2022 e termo a 31 de agosto de 2023, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências o Ministro da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Data limite de candidatura: 27 de maio, às 23h59
Audição: 11 e 12 de Junho às 10h00 no Teatro Camões, Lisboa
11 de Junho 2022
10h00-11h30 – Aula bailarinas (F)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados as bailarinas selecionadas para o dia seguinte.
14h30-16h – Aula bailarinos (M)
Seguida de intervalo e variações
No final, são informados os bailarinos selecionados para o dia seguinte de audição.
12 de Junho 2022
10h – Aula com bailarinas e bailarinos, seguida de repertório da CNB.
A escolha dos candidatos e candidatas é anunciada por e-mail no dia 1 de Junho.
Alguma questão, não hesite em contactar: audition@cnb.pt.
Audition for the admission of professional dancers (M / F) for the categories Coryphée (Demi-Soloist) (one vacancy) and Apprentices (two vacancies) for the 2022/2023 Season.
Individual fixed-term employment contract, under the Statute of Professionals in the Cultural Area, approved by Decree-Law no. 105/2021, of 29 November, beginning on 1 September 2022 and ending on 31 August 2023, subject to the prior authorisation of the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Application deadline: 27th May, at 11.59pm (GMT+1)
Audition dates: June 11 and 12, at 10am at Teatro Camões, Lisboa, Portugal
June 11, 2022
10.00am-11.30am – Ballerinas class (F)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.
2.30pm-4pm – Dancers class (M)
Followed by a break and variations
At the end, the dancers selected for the following audition day are informed.
June 12, 2022
10am – Class with male and female dancers, followed by the CNB repertoire.
The selection of candidates and candidates is announced by email on the 1st of June.
Any enquiry, please contact audition@cnb.pt.
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Notícias
A premiada bailarina Maria Kochetkova integrará o elenco de La Sylphide como Bailarina Principal, nos dias 5, 7 e 12 de maio.
Maria Kochetkova, de nacionalidade americana, nascida em Moscovo, estudou na Escola de Ballet de Bolshoi e desenvolveu toda a sua carreira internacionalmente. Aos 17 anos de idade vence o Prix de Lausanne e junta-se ao Royal Ballet, em Londres, enquanto bailarina estagiária e mais tarde entra no corpo artístico do English National Ballet. Em 2007 é convidada a integrar o San Francisco Ballet, como Bailarina Principal. Tem atuado como artista convidada em companhias de dança por todo o mundo: no American Ballet Theater, em Nova Iorque, no Teatro alla Scala, em Milão, nos Teatros Bolshoi e Stanislavsky, em Moscovo, nos Teatros Mariinsky e Mikhailovsky em São Petersburgo, no Tokyo Ballet, no Ballet Nacional de Cuba, na Compañía Nacional de Danza, em Madrid, no Ballet Nacional Finlandês, no Hong Kong Ballet, entre muitos outros. É reconhecida internacionalmente, tendo sido destacada como “Bailarina do Ano”, no Prémio Positano (2017) e recebido prémios como o Benois de la Dance (2018), o Prémio de Dança Isadora Duncan (2008) pela sua actuação em Giselle, entre muitos outros. Saber mais.
Bilhetes disponíveis em http://teatrocamoes.bol.pt .
Esperamos por si, no Teatro Camões, em Lisboa.
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Notícias
O OPART, E.P.E, empresa que gere a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos e os Estúdios Victor Córdon, repudia a ofensiva militar que a Federação Russa tem em curso e manifesta a sua solidariedade para com o povo ucraniano e as populações afetadas nomeadamente os artistas que desta forma estão impedidos de levar a cabo a sua missão junto da sociedade. A arte e a cultura são, na sua essência, veículos de aproximação entre os povos, de estímulo ao diálogo e à multiculturalidade, de enraizamento de valores humanistas e de promoção da paz.
Neste sentido, associamo-nos ao movimento “Cultura pela Ucrânia”, disponibilizando pontos de recolha de bens no Teatro Nacional de São Carlos, no Teatro Camões e nos Estúdios Victor Córdon.
Pontos de recolha de bens a partir de 07 de março.
Teatro Camões
(Entrada de Artistas)
Das 9h às 19h
Passeio do Neptuno, Parque das Nações, 1990-193 Lisboa
T (+351) 218 923 470
info@cnb.pt
(Entrada de Artistas)
Das 9h às 19h
Rua Serpa Pinto, n.º 9 1200-442 Lisboa
T (+351) 213253045 / (+351) 213253046
Das 9h às 18h
Rua Victor Córdon, 20, 1200-484 Lisboa
T (+351) 21 347 40 48/9 / (+351) 96 786 3872 / (+351) 96 786 4673
estudiosvictorcordon@estudiosvictorcordon.pt
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Notícias
O Ensaio Geral Solidário de Alice no País das Maravilhas, no passado dia 03 de Dezembro, no Teatro Camões, angariou 6.310 Euros a favor das associações Desafio Jovem e Pais em Rede.
Através dos donativos do público, que reverteram 100% a favor destas associações, a Desafio Jovem vai continuar a trabalhar na sua missão de prevenção, reabilitação e inserção social de pessoas com dependência e comportamentos aditivos e a Pais em Rede, cuja missão passa por desenvolver projetos de apoio a pessoas com deficiência e suas famílias, vê assim cobertos os custos da Linha de Apoio por mais um ano.
O nosso muito obrigado pelo seu contributo.
O Ensaio Geral Solidário (EGS) é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia. Através de um donativo a partir de 12 euros, o público tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário e o valor reverte a favor de instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
Descubra as próximas datas do Ensaio Geral Solidário aqui.
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Notícias
O Ensaio Geral Solidário está de volta.
Através desta iniciativa, com um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Alice no País das Maravilhas, com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, no dia 03 de dezembro de 2021, às 19h30, no Teatro Camões, em Lisboa.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.
“Fundada em 1978, o DESAFIO JOVEM (Teen Challenge) PORTUGAL é uma Instituição sem fins lucrativos, (IPSS) devidamente licenciada pelo Ministério da Saúde.
É oficialmente reconhecida por vários Ministérios que constituem o Governo, e visa a prevenção, reabilitação e inserção social de pessoas com dependência e comportamentos aditivos.
Possuí um conjunto de respostas integradas, abrangendo todo o fenómeno das dependências desde a intervenção direta em contexto de rua até à conclusão do processo de inserção em apartamentos terapêuticos.
Desde a sua génese, já ajudou mais de 5.000 pessoas a encontrar um novo sentido para a vida.
Lutamos por vidas livres de dependências!”
• Contactar a associação através do email: susana.trindade@desafiojovem.com
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária. IBAN PT50.0033.0000.00002996428.05. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.
“Dando voz e suporte às famílias através de iniciativas que eliminem as barreiras à sua plena inclusão. Criada em novembro de 2008, a Pais-em-Rede sempre teve como principal objetivo o apoio às famílias, procurando mitigar o seu desamparo face à notícia da deficiência de um dos seus filhos. Atuamos através diversos projetos para capacitação e informação de pais.
No âmbito do projeto Oficina de Pais/Bolsas de Pais, chegamos a 14 dos 18 distritos do Continente e a mais de 800 pais. Temos uma equipa de pais e profissionais que dá informação e apoio na resolução de problemas concretos ou esclarece dúvidas relativamente aos direitos das pessoas com deficiência e suas famílias. A influência e experiência da Pais em Rede é determinante na resolução da maioria das situações.
Integração através de projetos e parcerias de apoio à inclusão – A Pais em Rede tem sido impulsionadora ou parceira de vários projetos destinados a garantir a inclusão de jovens com deficiência, nos anos finais da sua escolaridade ou quando esta já terminou (e.g. Sintra Inclui)
Advocacy junto de entidades competentes para garantir o cumprimento da Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência: Na resolução dos problemas vindos através da Linha de Apoio, a Pais em Rede atua principalmente junto do Ministério da Educação e Agrupamentos Escolares, do Instituto Nacional para a Reabilitação e das Autarquias.”
• Contactar a associação através do email: geral@paisemrede.pt
• Pode entregar o seu donativo por transferência bancária IBAN PT 50.0036.0038.99100748094.48, por MBWay, através do 937407473 ou por Paypal paypal.me/paisemrede. A Associação emitirá um recibo de donativo. O convite digital será enviado para o seu e-mail.
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Notícias
Dia 19 de outubro, companhias do mundo inteiro comemoram o World Ballet Day (Dia Mundial do Ballet), através de iniciativas online e nas redes sociais, ao longo do dia. A Companhia Nacional de Bailado vai assinalar esta data através da exibição de uma tarde de trabalho nos bastidores do Teatro Camões, através do Facebook, a partir das 14h30.
Enquanto preparamos a nova produção clássica a estrear em dezembro, Alice no País das Maravilhas, convidamos o público a testemunhar os processos de criação e transmissão deste bailado, em ensaios com a presença do coreógrafo, Howard Quintero, e a espreitar provas de figurinos da autoria de René Salazar, figurinista e cenógrafo desta produção. Haverá ainda momentos de conversa com o diretor artístico, Carlos Prado, com a mestre de bailado e ex-primeira bailarina da CNB, Barbora Hruskova, e com Howard Quintero.
Alice no País das Maravilhas, bailado clássico inspirado na obra homónima de Lewis Carroll, estreia a 04 de dezembro no Teatro Camões, em Lisboa, e estará em palco até dia 23 de dezembro. Com coreografia de Howard Quintero e música de P. I. Tchaikovski interpretada pela Orquestra Sinfónica Portuguesa, sob direção de José Eduardo Gomes.
WORLD BALLET DAY
Evento online
Facebook da Companhia Nacional de Bailado
19 Outubro 2021 | A partir das 14h30
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O Opart é uma entidade aderente ao IVAucher através das suas instituições.
A partir de dia 1 de outubro usufua das condições do IVAucher nos espetáculos da Companhia Nacional de Bailado e do Teatro Nacional de São Carlos.
CONDIÇÕES
Acumulação: Os consumidores que pediram fatura com número de identificação fiscal (NIF) em junho, julho e agosto em comerciantes elegíveis dos setores do Alojamento, Cultura e Restauração acumularam automaticamente todo o IVA suportado.
Utilização: Os consumidores aderentes poderão descontar esse saldo acumulado em outubro, novembro e dezembro em compras em comerciantes aderentes destes setores para serem reembolsados de 50% do preço total.
A acumulação de saldo IVAucher foi automática. Qualquer fatura com NIF emitida entre junho e agosto por um comerciante elegível contribuiu para acumular saldo IVAucher. A Autoridade Tributária (AT) apurou o saldo IVAucher sem necessidade de adesão ou quaisquer diligências por parte dos consumidores e comerciantes.
O saldo IVAucher pode ser consultado no Portal E-fatura ou na app E-Fatura. Até 30 de setembro o saldo final IVAucher será divulgado aos consumidores nestas mesmas plataformas.
A adesão pode ser realizada sem custos no site IVAucher. Para tal, os consumidores apenas precisam de permitir a associação dos seus cartões de pagamento dos bancos aderentes ao programa IVAucher. Esses cartões permitirão descontar o saldo IVAucher.
Para utilizar o saldo IVAucher basta fazer um pagamento com um dos cartões bancários num comerciante aderente ao programa IVAucher. No ato de pagamento nada muda, suportando o consumidor 100% do preço. No prazo máximo de 2 dias úteis após o pagamento, até 50% do preço é subtraído do saldo IVAucher e reembolsado na conta bancária do consumidor diretamente pelo seu banco.
Na fase de acumulação estiveram abrangidos todos os comerciantes do Alojamento, Cultura e Restauração com um código CAE principal listado no Anexo. Entre outubro e dezembro esses mesmos comerciantes podem aderir e oferecer aos clientes a possibilidade de descontarem o saldo IVAucher.
A adesão dos comerciantes é simples e gratuita. Para aderirem apenas precisam de comunicar o seu NIF e o ID dos seus terminais de pagamento automáticos (TPA) sem custos no site IVAucher.
Os comerciantes podem comunicar a adesão ao IVAucher afixando nos seus estabelecimentos um selo IVAucher disponibilizado sem custos no site IVAucher.
Saiba mais em https://www.ivaucher.pt/
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No contexto do aumento da lotação das salas de espetáculo a partir do dia 01 de outubro, definida pelo Governo, iremos aumentar a lotação do Teatro Camões para o programa Noite Branca nos dias 01, 02 e 03 de outubro (sexta, sábado e domingo).
Seguindo as indicações da Direção-Geral da Saúde, uma vez que o Teatro Camões irá manter para este programa uma lotação ainda inferior a 500 lugares, não terá de apresentar, à entrada do Teatro, certificado de vacinação ou recuperação nem certificado de teste negativo à Covid-19.
O Opart segue todas as regras e recomendações da DGS em conformidade com as atualizações legais decretadas pelo Governo.
Ficou com dúvidas? Contacte-nos:
Bilheteira do Teatro Camões
4ªfeira a domingo, das 14h às 19h
reserva.bilhetes@cnb.pt
T (+351) 218 923 477
#cnbportugal #cnbportugal2021
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A Bilheteira do Teatro Camões, casa da Companhia Nacional de Bailado, tem um novo horário:
1 maio – 31 outubro
Quarta-feira a domingo, das 14h às 19h.
1 novembro – 30 abril
Quarta-feira a domingo, das 13h às 18h.
Dias de espetáculo: aberta até meia-hora após o início do espetáculo.
Encerra durante o mês de agosto.
Mais informações e contactos aqui.
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Carlos Prado assume a partir de hoje a Direção Artística da Companhia Nacional de Bailado. A Presidente do Conselho de Administração, Conceição Amaral, apresentou hoje o novo Diretor Artístico a toda a equipa da CNB e deu as boas-vindas a Carlos Prado e simultaneamente aos novos bailarinos que hoje iniciam as suas funções e se juntam ao elenco.
A todos, foi dada uma mensagem de força e de forte empenho para levar a cabo a Temporada que agora se inicia depois de tempos tão incertos e tão penalizadores da atividade artística da CNB.
Carlos Prado nasceu em Setúbal em 1962 e fez a sua formação artística Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sob a direção de Maria Bessa e António Rodrigues. Integrou o elenco da CNB em 1984, onde ficou até 1990, altura em que ingressa no Ballet Gulbenkian, como Primeiro Bailarino, até à sua extinção em 2005. Na qualidade de assistente de Mauro Bigonzetti, trabalhou com a CNB e com variadas companhias internacionais, onde se destacam o Teatro alla Scala de Milão, Bolshoi Moscovo, Ballet de Santiago Chile, NYC Ballet NY, Ópera de Paris. Coreografou diversas Óperas para o Teatro Aberto e Teatro Nacional de São Carlos.
Fotografias: 2021 © CNB
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No contexto das medidas hoje anunciadas pelo Governo, informamos que se mantêm os horários agendados para os espetáculos no Teatro Camões:
O Canto do Cisne, de Clara Andermatt
1 e 2 de julho, 19h30
3 de julho, 18h30
4 de julho, 16h
Alertamos que para os espetáculos dos dias 2, 3 e 4 de julho, se vem de fora da área metropolitana de Lisboa, deverá circular com o certificado de vacinação digital ou com um teste Covid-19 para entrar na mesma área.
Relembramos que todo o elenco artístico e restante equipa da Companhia Nacional de Bailado está a ser testada à Covid-19 com regularidade, como método de prevenção e contingência, e estão a ser tomadas no Teatro Camões todas as medidas de segurança, de acordo com as regras estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Devido à Covid-19, e de acordo com as regras da DGS, a lotação do Teatro Camões é atualmente inferior a 500 lugares, pelo que não é obrigatória a testagem por parte do público para aceder ao Teatro.
Tem dúvidas? Contacte a Bilheteira do Teatro Camões:
T (+351) 218 923 477
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Informamos que para os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado no Teatro Camões, em Lisboa, se mantêm as medidas de acesso e segurança previstas no Plano de Prevenção e Contingência Covid-19, do OPART, E.P.E, atualizado a 7 de junho de 2021 (disponível aqui).
Atualmente, devido à Covid-19 e de acordo com as regras estabelecidas pela DGS, a lotação do Teatro Camões é inferior a 500 lugares, pelo que não é obrigatório a testagem por parte do público antes do início do espetáculo.
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Para comemorar este Dia Mundial da Criança, disponibilizamos três ilustrações de Bárbara R., para o espectáculo Planeta Dança. Desafie os seus pequenos bailarinos e bailarinas a colorir e descobrir mais sobre a história da dança.
A dança é história viva. (Sónia Baptista)
Vamos contá-la de geração em geração.
Clique na imagem abaixo para descarregar as ilustrações.
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O Opart/Companhia Nacional de Bailado junta-se ao Plano Nacional das Artes para comemorar o Dia Mundial da Criança. Dia 1 de junho, o Planeta Dança – Capítulo 3 estará em livestream para todas as escolas do 1º ciclo.
Saiba mais/ conheça o programa completo em https://www.pna.gov.pt/noticias-pna/
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Concurso público para aquisição de serviços de design, para executar trabalhos de criação e desenvolvimento de imagem e dos respetivos materiais de comunicação para produção gráfica, para a identidade institucional do OPART e para os projetos artísticos das Temporadas do Teatro Nacional de São Carlos, da Companhia Nacional de Bailado e dos Estúdios Victor Cordon.
Procedimento disponível em https://www.saphetygov.pt/.
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Audição para a admissão de bailarinos profissionais (M/F) para as categorias de Corifeu (uma vaga), Corpo de Baile (três vagas) e Estagiários (quatro vagas) para Temporada 2021/2022.
Celebração do contrato individual de trabalho a termo certo, ao abrigo da Lei 4/2008 de 7 de fevereiro na sua redação atual, com início em 1 de setembro de 2021 e termo a 31 de Agosto de 2022, condicionada à prévia autorização de Suas Excelências a Ministra da Cultura e o Secretário de Estado do Tesouro.
Data limite de candidatura: 4 de Junho até às 16h
Audição: 26 e 27 de Junho às 10h00 no Teatro Camões
Audition for the admission of professional dancers (M / F) for the categories Coryphée (Demi-Soloist) (one vacancy), of Corps de Ballet (three vacancies) and Apprentices (four vacancies) for the 2021/2022 Season.
Individual fixed-term employment contract, under Law No. 4/2008, of February 7 in its current wording, beginning on September 1, 2021 and ending on August 31, 2022, subject to the prior authorization of His Excellencies the Minister of Culture and the Secretary of State for the Treasury.
Application deadline: 4th June until 4pm
Audition: 26th and 27th June at 10 am at Teatro Camões
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Dia 21 de abril celebra-se o Dia Mundial da Criatividade e Inovação, dia definido pelas Nações Unidas em 2018 com o objetivo de sensibilizar para a importância da criatividade e da inovação.
Para comemorar este dia, o Opart/ Companhia Nacional de Bailado associa-se ao INA – Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas e participa no ciclo online de Conferências abertas sobre inovação.
Ana Lacerda, Primeira Bailarina da CNB participa nas Conferências Abertas Sobre Inovação, pelas 15h.
Acompanhe as conferências na página do INA.
Inscrições através do formulário.
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Para cada temporada é construído e produzido um conjunto de imagens que comunicam e promovem os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado. Um trabalho em conjunto que envolve, equipas externas – designers, fotógrafos, criativos – e a equipa interna da CNB.
Ao longo das próximas semanas iremos recordar as imagens desses momentos e descobrir os processos, também de criação, de alguns dos fotógrafos que colaboraram connosco.
Carla Pires é licenciada em Patologia, mas foi na criação de conteúdos, sob a forma de fotografia ou vídeo, que encontrou o seu caminho. Enquanto art director, tem trabalhado na área da moda e com celebridades, tendo no seu portfólio várias marcas reconhecidas de moda e beleza. É ainda uma presença constante em semanas de moda internacionais e nacionais e criou, juntamente com Olívia Oritz, o estúdio de criação de conteúdos, Co.studio. Desde 2019, colabora com a Companhia Nacional de Bailado e é a autora das fotografias de campanha das temporadas 2019/2020 e 2020/2021. Em retrospetiva, revela-nos o universo criativo por detrás das imagens que deram corpo à temporada 2019/2020 e João Campos, Diretor Criativo do Estúdio João Campos, reflete sobre os processos de trabalho e, em particular, de composição gráfica das imagens finais que chegaram até si, até todos nós.
Criatividade, esforço e comunidade.
Foi muito desafiante, sem dúvida, porque foi construir algo de raíz e algo que cria uma identidade para uma instituição que representa e que é talvez a cara do bailado em Portugal. Portanto, é um peso enorme. É muito desafiante só por esse peso e só por essa responsabilidade. Mas é fantástico, no sentido em que se cria algo que os outros vão ver e que realmente identificam estas pessoas e que, no fim, se revêem nelas e na entidade que está a ser retratada. É gratificante chegar ao fim e termos um trabalho que mostra todo este processo e que, para além disso, é uma imagem bonita e da qual me orgulho. Por isso, sim, para além de desafiante, é um orgulho.
Ao contrário daquilo que, possivelmente, as pessoas pensam, eu tento abstrair-me e sair da bolha da dança ou do ato da dança enquanto movimento. Quando estamos no processo criativo, tento ir buscar outros aspetos que não têm necessariamente a ver com dança, mas sobretudo a ver com as pessoas que dançam. Ou seja, acho que é muito mais interessante ter a ideia do processo, da criatividade, da criação, das temáticas, do que própriamente do ato da dança. Acho que para conseguirmos fazer um trabalho diferente, o que é também um desafio, é preciso sair dessa bolha conceptual que é representar pessoas a dançar ou ter pessoas a dançar. A dança é muito mais do que isso, é muito mais do que ter pessoas a dançar, são pessoas que estão a representar, são pessoas que estão a criar um papel, a passar uma mensagem, são histórias que estão a contar, também são representações culturais, porque também representam vários contextos culturais e históricos e isso é muito interessante. Esse background é muito inspirador e eu tento ir buscar essa inspiração.
João Campos é a mente criativa por detrás das imagens que chegam até si a cada nova temporada da Companhia Nacional de Bailado. Colabora com a CNB desde 2008, ainda antes de criar o seu estúdio de estratégia de marca e design, o Estúdio João Campos, e o seu desafio é aparentemente simples, mas na realidade complexo: a cada nova temporada, desenvolver uma identidade visual, com uma nova carga simbólica e dinâmica, tal como a própria identidade e raíz da CNB.
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Na página de Spotify da CNB, que inauguramos hoje, 5 de março, vai poder entrar no universo de sonoridades que fazem parte do dia-a-dia da CNB e dos seus bailarinos. Da aula de dança clássica, aos bailados do repertório clássico e romântico, encontrará também uma seleção de músicas feita pelos bailarinos, que os acompanham em diferentes momentos ao longo do seu dia-a-dia. Siga-nos no Spotify e descubra novas playlists todos os meses.
Explore uma seleção de músicas dos bailados clássicos que fazem parte do repertório da CNB.
Tom Colin, professor e ensaiador da CNB, partilha uma playlist preparada para a aula de dança clássica dos bailarinos da Companhia. Prepare a barra em casa, afaste os móveis, que a aula vai começar.
“Normalmente, faço alongamentos depois de um dia de trabalho, para relaxar e abrandar o ritmo. Também alongo entre ensaios ou entre ensaios e espetáculo, para me focar e ouvir o meu corpo; e aos fins-de-semana, quando me sinto tensa da semana ou simplesmente quando quero dar um pouco de amor ao meu corpo (embora o alongamento possa ser muito doloroso às vezes). Escolho a música de acordo com a ocasião. Esta playlist ajuda-me a alongar e a ficar bem humorada o resto do dia. Espero que goste tanto como eu.” Isadora Valero, bailarina
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Para cada temporada é construído e produzido um conjunto de imagens que comunicam e promovem os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado. Um trabalho em conjunto que envolve, equipas externas – designers, fotógrafos, criativos – e a equipa interna da CNB.
Ao longo das próximas semanas iremos recordar as imagens desses momentos e descobrir os processos, também de criação, de alguns dos fotógrafos que colaboraram connosco.
Cláudia Varejão nasceu no Porto e estudou realização no Programa de Criatividade e Criação Artística da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com a German Film und Fernsehakademie Berlin e na Academia Internacional de Cinema de São Paulo. Estudou ainda fotografia no AR.CO Centro de Arte e Comunicação Visual em Lisboa. É autora da triologia de curtas-metragens Fim-de-semana, Um dia Frio e Luz da Manhã. Ama-San, retrato de mergulhadoras japonesas, foi a sua estreia nas longas metragens e recebeu vários prémios em todo o mundo, seguindo-se No Escuro Do Cinema Descalço Os Sapatos, filme que acompanha a intimidade de um grupo de bailarinos da Companhia Nacional de Bailado. Amor Fati é o seu mais recente filme e Lobo e Cão, em fase de preparação, devolverá novamente o seu olhar à ficção. Os seus filmes têm sido selecionados e premiados pelos mais prestigiados festivais de cinema. A par do seu trabalho como realizadora, desenvolve um percurso como fotógrafa e é professora convidada no AR.CO e na Universidade Católica do Porto. O seu trabalho, tanto no cinema como na fotografia, documentário ou ficção, vive da estreita proximidade com os seus retratados.
Cláudia Varejão é a autora das fotografias que deram corpo à temporada de 2014 da CNB. Na segunda entrevista desta série, Fotógrafos da CNB, revela-nos o universo criativo por detrás destas imagens e João Campos, Diretor Criativo do Estúdio João Campos, recorda o trabalho de composição gráfica das imagens finais que chegaram até si, até todos nós.
“Elevação, Superação e Humanismo.”
E porque as fotografias foram criadas muito antes das peças estarem a ser construídas e ensaiadas, eu propus que as imagens fossem abertas o suficiente para virem a incluir, em si, um sentido futuro. Quero com isto dizer que, propositadamente, não há contornos definidos nas fotografias nem se concretizam as formas dos corpos ou paisagens. Ao contrário do rigor técnico da dança, aqui a fotografia integra um aparente erro: a falta de foco. É essa singularidade que permite ao nosso olhar recriar aquilo que não se vê, privilegiando, sempre, algo que reside no impulso primordial da dança: a liberdade.”
“Talvez o que tenha sido mais marcante em todo o processo foi ter criado as imagens antes de conhecer as peças. Ao decorrer da temporada fui-me surpreendendo, umas vezes positivamente, outras menos, com os encontros entre os imaginários: o meu e o dos coreógrafos e das suas equipas. Foi um jogo, quase no escuro, que me trouxe um sentimento de gratificação no final do caminho.”
João Campos é a mente criativa por detrás das imagens que chegam até si a cada nova temporada da Companhia Nacional de Bailado. Colabora com a CNB desde 2008, ainda antes de criar o seu estúdio de estratégia de marca e design, o Estúdio João Campos, e o seu desafio é aparentemente simples, mas na realidade complexo: a cada nova temporada, desenvolver uma identidade visual, com uma nova carga simbólica e dinâmica, tal como a própria identidade e raíz da CNB.
“Trabalhar a temporada 2014 sobre as fotografias da Cláudia Varejão foi um desafio particularmente interessante e singular.
O conjunto de imagens produzido assumia uma dimensão incontornavelmente autoral, e assim foi abordado. Combinando as fotografias em pares, ora assumindo um carácter interpretativo abstrato, ora misturando figura humana com texturas gráficas, o universo muito próprio da recolha fotográfica ditou, por completo, o tom visual da temporada.
Num exercício de grande proximidade com a Cláudia, o trabalho tipográfico foi essencialmente pensado como contributo à dinâmica visual única resultante da selecção e combinação das fotografias. Sem dimensões fixas pré-definidas, os títulos das obras assumiam-se como elementos adaptáveis, subordinados ao binómio visual criado pela junção das imagens. Como resultado, além de uma linguagem versátil e flexível, em que é o trabalho fotográfico o grande protagonista, obteve-se um registo marcadamente elegante e distinto, completamente adequado ao prestígio da CNB.” João Campos.
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Para cada temporada é construído e produzido um conjunto de imagens que comunicam e promovem os espetáculos da Companhia Nacional de Bailado. Um trabalho em conjunto que envolve equipas externas – designers, fotógrafos, criativos – e a equipa interna da CNB.
Ao longo das próximas semanas iremos recordar as imagens desses momentos e descobrir os processos, também de criação, de alguns dos fotógrafos que colaboraram connosco.
Fotógrafo, ator e cenógrafo, Bruno Simão é licenciado em Teatro – Formação de Atores, pela Escola Superior de Teatro e Cinema. Entre 2003 e 2010 trabalhou como ator e art perfomer, áreas que continua a desenvolver de forma mais esporádica, a par da cenografia. Realizou o Curso profissional de fotografia do Instituto Português de Fotografia de Lisboa e colabora em regime freelance com várias companhias e festivais de teatro, dança, música e cinema para o registo fotográfico das imagens de espetáculo e divulgação, tais como a Companhia Nacional de Bailado, o Teatro Nacional de São Carlos, o Teatro Casa Conveniente, o Teatro de Pesquisa Comuna, a Companhia Maior e outros criadores individuais.
Na primeira entrevista desta série, olhamos para aquela que foi a colaboração de Bruno Simão na criação das imagens das temporadas entre 2015 e 2019. Olhar para o seu trabalho é mergulhar num mundo de “experimentação de composições performativas sobre o movimento, a fragilidade, luz e trevas”. Lançámos-lhe três questões-chave para explorarmos a carga simbólica que transpôs para as suas fotografias com a CNB. Falámos ainda com João Campos, do Estúdio João Campos, para perceber como desenvolveu a composição gráfica final da imagem que chegou até si, até todos nós.
Corpo, Virtuosismo e Movimento (se quisesse compor uma frase seria “um corpo virtuoso em movimento”).
Em relação à procura e desenvolvimento dos conceitos fotográficos, foram uma mistura de propostas das direcções artísticas da CNB, como uma plataforma de arranque, que podia ter a ver com um conceito de movimento, de retrato ou uma composição semelhante à ideia de cada espectáculo, acrescido também de uma pesquisa da informação sobre cada apresentação e assim encontrando pontos de ligação a uma possível poética da imagem a criar.
Por fim, apoiando-me no meu universo fotográfico, tentei pensar em composições que bebessem toda esta informação mas sem deixar de privilegiar o meu toque autoral, que se pode descrever como uma experimentação de composições performativas sobre o movimento, a fragilidade, luz e trevas e principalmente sobre elementos invasores de um corpo que consequentemente o podem transformar em algo novo, de o fazer renascer como obra de arte, exemplo: tinta negra, água, terra, tecido, fumo, pó branco e outros tantos.
Uma curiosidade em relação a este processo e a tantos outros (que me agrada e surpreende sempre) tem a ver com a surpresa que todos os elementos apresentados provocam ao serem testados: a partir do momento em que a personalidade do bailarino, a sua relação com a luz, com o espaço e com os elementos invasores e a sua interpretação das minhas propostas se instalam, tudo muda, já não é igual ao que estava construído na minha cabeça e se muda para melhor, então é uma sessão incrível e muito satisfatória.
João Campos é a mente criativa por detrás das imagens que chegam até si a cada nova temporada da Companhia Nacional de Bailado. Colabora com a CNB desde 2008, ainda antes de criar o seu estúdio de estratégia de marca e design, o Estúdio João Campos, e o seu desafio é aparentemente simples, mas na realidade complexo: a cada nova temporada, desenvolver uma identidade visual, com uma nova carga simbólica e dinâmica, tal como a própria identidade e raíz da CNB.
“Trabalhar a comunicação visual da temporada de 2017/2018 sobre as fotografias do Bruno Simão — dramáticas, intensas, inquietantes — foi um privilégio absoluto. Conscientes da sua força e intencionalidade própria, assumimos o desafio de encontrar uma fórmula visual que nos permitisse trabalhar a informação textual num plano autónomo de leitura das imagens. Criámos, para isso, uma estrutura tipográfica semi-modular, repetida obsessivamente em todos os suportes gráficos, debaixo da qual as fotografias viviam de forma independente e em toda a sua glória. A dialética entre o tom teatral das imagens, trabalhado num preto e branco profundo, e a rigidez modular do bloco tipográfico, com os títulos das obras em cor viva, resultou numa solução marcadamente distinta, elegante e de grande impacto visual.” João Campos
“Numa perspetiva de continuidade, mantivemos, no essencial, os princípios que nos haviam guiado na temporada anterior, que privilegiavam a impactante dimensão humana das fotografias do Bruno Simão. Porém, porque uma nova temporada é sempre uma oportunidade de renovação, trocámos o preto e branco por cores vivas, com tons a tender para uma monocromia forçada digitalmente e de inspiração pop art. Tal intervenção nas fotografias ditou também uma abordagem atualizada à dialética entre a mancha tipográfica e a fotografia. Preservámos a estrutura semi-modular na organização da informação textual, mas trabalhámo-la de forma mais livre, ora complementando, ora desafiando, o movimento sugerido pelo trabalho fotográfico.” João Campos
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No quadro da atual situação pandémica provocada pela Covid-19 e do estado de emergência decretado pelo Governo, os próximos espetáculos da Companhia Nacional de Bailado encontram-se adiados.
Serão divulgadas nova datas brevemente.
Agradecemos a sua compreensão.
Saiba mais aqui.
01 de fevereiro de 2021
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No quadro do esforço nacional de contenção para o combate à pandemia, na sequência das medidas decretadas pelo Governo que determinaram um confinamento geral, e em articulação estreita com o Ministério da Cultura e as Autoridades de Saúde, o OPART – Organismo de Produção Artística, E.P.E. informa que todas as atividades e espetáculos para o público, produzidos por Teatro Nacional de São Carlos / Companhia Nacional de Bailado / Estúdios Victor Córdon, se encontram suspensos entre 15 e 30 de janeiro.
O Opart reitera a sua determinação de fazer tudo o que estiver ao seu alcance para continuar a defender os seus compromissos para com o público e toda a comunidade artística.
Oportunamente serão divulgadas mais informações sobre o reagendamento/cancelamento de espetáculos e devolução de bilhetes.
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Continuar.
Entramos neste novo ano conscientes que a incerteza se mantém, mas sabendo que a tornaremos força e determinação para continuar.
É precisamente com essa determinação que nos caracteriza que iniciamos este segundo trimestre da temporada 20/21, regressando a programas que marcam o nosso ano de 2020. Em Almada, apresentamos o programa Trabalhos de Casa com as coreografias dos bailarinos da CNB, Xavier Carmo/Henriett Ventura e Miguel Ramalho, que tão prontamente responderam ao desafio de criar no período imediatamente após confinamento, e perante restrições que juntos fomos descobrindo. Regressamos também ao programa Dançar em Tempo de Guerra que nos vimos obrigados a suspender quando, em março de 2020, o confinamento resultante da pandemia nos levou repentinamente para casa.
Dançar em Tempo de Guerra convoca dois nomes maiores da história da dança, Martha Graham e Kurt Jooss, e remete-nos para a tragédia da guerra do início do século XX. Chronicle de Martha Graham, criada em 1936, é a primeira obra desta coreógrafa a integrar o repertório da CNB. A Mesa Verde de Kurt Jooss, de 1932, volta a ser dançada pela Companhia 34 anos após a sua última apresentação em Lisboa. É também em Lisboa que o programa se apresenta no início de fevereiro seguindo depois em digressão, até início de março, pelo Porto, Aveiro e Vila Nova de Famalicão.
No Teatro Camões, este programa é acompanhado pela exposição do artista visual André Guedes que projeta nos três pisos do foyer deste Teatro, as obras de Graham e Jooss como se de uma “folha de sala expandida” se tratasse.
Continuamos a nossa visita ao Planeta Dança que invade o palco do Teatro Camões com dois novos capítulos (terceiro e quarto) levando-nos numa viagem entre o século XVII e o início do século XX.
O Programa de Aproximação à Dança traz novas propostas. Continuamos, a par e passo, a desenvolver projetos de mediação. Continuamos a abrir as portas da casa da Companhia Nacional de Bailado convidando à descoberta do que está para lá da cortina.
O sucesso de iniciativas como os ensaios abertos e as aulas públicas dos bailarinos da CNB, comprovam que a adesão e a curiosidade do público são para nós motivos para continuar um caminho traçado de modo consciente e responsável na importante partilha de um maior conhecimento sobre esta arte da dança.
Neste trimestre damos início a duas novas atividades que encontram o seu motor nessa partilha de conhecimento, encaminhando-nos pelo pensamento e discussão em torno da dança: as conversas pré-espetáculos, conduzidas pela jornalista Cristina Peres, com início durante o programa Dançar em Tempo de Guerra, e um novo curso teórico, Em termos da dança, orientado pela Professora Maria José Fazenda, que percorrerá a programação da CNB, mas não só, convidando-nos a descobrir como diferentes dimensões desta arte se articulam entre si.
Em 2021 continuamos a dançar determinados.
Continuamos a fazê-lo em segurança.
E continuamos a acreditar que a nossa Companhia continua a ser a sua.
Sofia Campos
Diretora Artística
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