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Bilhetes
Sinopse
“O fado nasceu a bordo, aos ritmos infinitos do mar, nas
convulsões dessa alma do mundo, na embriaguez
murmurante dessa eternidade da água.”
Pinto de Carvalho in História do Fado
As hipóteses sobre a origem do Fado são muito diversas. Para uns, as suas raízes estão no Oriente, para outros nas canções dos escravos levados para o Brasil que cantavam ao ritmo murmurante do oceano. Gosto da imagem nostálgica de um Fado nascido em alto mar. Mas, enquanto coreógrafo, o que me seduz é sobretudo a emoção e a força dramática com que chegou até nós na voz divina de Amália. O processo de trabalho dessas obras teve sempre, do ponto de vista musical a mesma linha de organização: os fados escolhidos foram enquadrados numa malha musical formada por uma colagem de diversas obras musicais que surgirão nos interstícios.
AMARAMÁLIA 2020 começará como uma projecção imaginária, uma cerimónia sem tempo e personagens definidas. O seu espaço tanto poderá ser a geometria obscura das vielas e tabernas de Lisboa — na sua penumbra habitada —, como uma janela debruçada sobre a claridade de um lugar sem nome. As flutuações do destino e das paixões humanas, a tristeza, a separação, a estranheza, o voo e o grito pela liberdade, ressurgirão como a expressão de um sentimento de vida incerta. O discurso teatral acompanhará o espírito de cada um dos poemas escolhidos —, ao mesmo tempo que se abandonará á voz de Amália, à sua emoção e às suas múltiplas interpretações —, como matéria-prima do seu sentido e da sua própria expressão coreográfica. O que, principalmente, me move ao abordar esta nova obra é prestar uma homenagem sincera a essa extraordinária e inesquecível Artista que tornou o fado universal e orgulho do nosso povo.
Vasco Wellenkamp
Ficha técnica
| Vasco Wellenkamp | Coreografia |
| Daniel Gorjão | Consultor dramatúrgico |
| Cláudia Sampaio | Ensaiadora |
| Fados cantados por Amália Rodrigues | Música |
| Luís Santos e Wilson Galvão | Cenografia |
| Samuel Garcia | Assistente de Cenografia |
| Vasco Wellenkamp | Desenho de luz |
| Liliana Mendonça e Teresa Martins | Figurinos |
| João Costa | Fotografia |
| Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo | |
| Vasco Wellenkamp e Cláudia Sampaio | Direção artística |
| Liliana Mendonça | Consultoria artística |
| Cláudia Alfaiate | Direção de produção |
| Anabela Cachinho | Assistência à produção |
| Bernardo Beja | Gestão financeira |
| Rita Carpinteiro | Comunicação e imagem |
| Ricardo Campos | Director técnico |
| Cláudia Sampaio | Direção de cena |
| Fundação Calouste Gulbenkian | Apoio ao Espectáculo AMARAMÁLIA 2020 |
| República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes | Apoio |
| Allianz Portugal | Principal Parceiro da CPBC |
| RHmais | Apoio às digressões |
| Câmara Municipal de Lisboa | Apoio |
Elenco
| Beatriz Mira, Carlos Silva, Francisco Ferreira, Ísis Magro de Sá, Maria Mira, Miguel Santos, Ricardo Henriques, Rita Baptista, Rita Carpinteiro, Sara Casal, Tiago Barreiros | Interpretação |
Classificação etária
M/6
Duração
90 min. sem intervalo (aprox.)
Sábado, às 21h
Domingo, às 16h

Em segurança no Teatro Camões. Saiba mais aqui.
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