<
Voltar
O alaúdista e tenor português Ricardo Leitão Pedro é um dos poucos músicos de hoje dedicados à prática histórica de "canto al liuto", acompanhando-se a si mesmo com diferentes instrumentos antigos de corda dedilhada.
Apresenta-se frequentemente em recital com programas de música medieval, renascentista e barroca e enquanto membro dos ensembles Concerto di Margherita e I Discordanti manteve um calendário preenchido nos palcos europeus. Enquanto compositor-improvisador, Ricardo foi o músico selecionado por Rostislav Novak (Cirk La Putyka) para o festival de circo contemporâneo Die Originale recebido no Berliner Festspiele em Berlim e escreveu a música para o solo de trapézio ‘Planisfério’ de Joana Martins estreado no Festival Internacional de Solos da Póvoa do Varzim.
Adoptou o alaúde aos dezoito anos, incentivado pelo então professor de guitarra clássica Pedro Fesch. Após estudos iniciais no departamento de música antiga da ESMAE (Porto, Portugal) e no Conservatório Nacional Supérieur de Musique et Danse de Lyon com uma bolsa Erasmus, mudou-se para a Suíça para se especializar em alaúde e canto na renomada Schola Cantorum Basiliensis nas classes de Dominique Vellard, Crawford Young e Marc Lewon.
Fantasticaria é o seu primeiro álbum a solo dedicado à música de Bellerofonte Castaldi para voz e teorba, com inclusão de composições e improvisações do Ricardo. Foi lançado de forma independente em Fevereiro de 2020 e está disponível em todas as plataformas digitais.
Hoje vive entre o Porto, Portugal e Gotemburgo, Suécia.
Fotografia: ©Martin Chiang
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão