24 de Julho de 2025
Em 2025/2026, celebramos a Emoção
Em 2025/2026, celebramos a Emoção

Notícias:

Em 2025/2026, celebramos a Emoção

Bilhetes

'A nova temporada da Companhia Nacional de Bailado surge como o prelúdio das comemorações do seu 50.º aniversário, afirmando-se como uma celebração da emoção e do entusiasmo que a dança desperta nos palcos, nos públicos e na criação artística.


Em 2025/2026, a CNB reforça a relação entre a valorização do seu património artístico e a abertura a novas expressividades coreográficas. A programação propõe um diálogo de horizontes, entre a tradição e a inovação, entre os grandes clássicos que marcaram a história do bailado e a contemporaneidade que desafia as nossas expectativas.


A temporada abre com a estreia absoluta de Os Maias, um bailado em três atos a partir da incontornável obra de Eça de Queirós, inserido no ciclo Novos Clássicos, que aposta na renovação do repertório através de criações inspiradas em obras literárias. Esta linha programática articula-se com o ciclo Grandes Clássicos, onde regressam ao palco duas produções emblemáticas da CNB, Romeu e Julieta e O Lago dos Cisnes, reafirmando a dança como forma privilegiada de transmitir narrativas e património coreográfico.

O ciclo Grandes Mestres destaca a intensidade visual e conceptual de obras de Balanchine, Edward Clug e da estreia na CNB da dupla Paul Lightfoot & Sol León, sublinhando o compromisso com um repertório internacional de excelência. Retomando a prática de estrear criações absolutas fora do Teatro Camões, a CNB apresenta o programa Only Duos na Casa das Artes de Famalicão, sublinhando a importância de chegar a todos os seus públicos. Este programa exclusivo de circulação nacional reúne duetos inéditos de coreógrafos históricos, conceituados e emergentes e percorrerá várias cidades do país numa dinâmica que valoriza continuamente a proximidade e a presença da CNB em todo o território nacional.

Nesse mesmo impulso de movimento, abertura e renovação, o novo ciclo Dance Forward retoma o espaço ao risco e à experimentação, patentes na história dos estúdios coreográficos da CNB, potenciando uma nova geração de criadores.


Como não podia deixar de ser, a relação com a música assume um lugar central, com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa e da Orquestra de Câmara Portuguesa, aprofundando de forma notável a sinergia entre movimento e musicalidade e elevando a experiência performativa da dança


Para além do palco, a CNB reafirma a sua missão pública através de uma intensa atividade de mediação, formação e capacitação. O Programa de Aproximação à Dança inclui conversas, ateliers, visitas, ensaios abertos, aulas e claro, dar asas à leitura e ao movimento com a nova série de sessões do Clube de Leituras Dançadas. Inclui ainda o novo CNB em Direto, levando a dança, em live streaming, a teatros de todo o país, sem esquecer o singular projeto de Ensaios Gerais Solidários. O Programa de Desenvolvimento de Talento continua a sua ação em escolas artísticas e desenvolveremos propostas de residências artísticas no ensino regular, despertando novos olhares para a dança.


Com esta temporada, a CNB convida todos os públicos a entrarem nesta alameda de celebração — um caminho onde a Dança continua a ser uma arte de fruição viva, plural e transformadora.

Onde quer que esteja, seja bem-vindo a celebrar a Dança na nossa companhia!'


Fernando Duarte

24 de julho de 2025


Descubra a nova temporada 2025/2026 da Companhia Nacional de Bailado em cnb.pt/program/.

Perfil Relacionado

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile