CARLOS PRADO

Carlos Prado é Diretor Artístico da Companhia Nacional de Bailado desde setembro de 2021.

Natural de Setúbal, realiza a formação artística na Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, sob a direção de Maria Bessa e António Rodrigues.

Como bailarino integra os elencos da Companhia Nacional de Bailado, sob a direção artística de Armando Jorge, e do Ballet Gulbenkian, onde ingressa a convite de Jorge Salavisa. Na primeira, a par das mais importantes obras do reportório clássico como Giselle, Coppélia, O Lago dos Cisnes, Dom Quixote, Napoli ou Raymonda, interpreta coreógrafos marcantes do século XX como George Balanchine, Kurt Joss, José Limón ou Oscar Araiz. Na segunda, e até à data da sua extinção, dança obras de coreógrafos consagrados como Jiří Kylián, Hans Van Manen, Mats Ek, Nacho Duato, Mauro Bigonzetti, William Forsythe, Christopher Bruce, Ohad Naharin, Angelin Preljocaj, Tero Saarinen, Marie Chouinard, Itzyk Galili ,Paulo Ribeiro, Clara Andermatt, Olga Roriz e Vasco Wellenkamp, entre outros.

Dirige a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, entre 2004 e 2007.

Ao concluir a carreira de bailarino, intensifica a de professor convidado, ensaiador e assistente de coreógrafos como Mauro Bigonzetti, Paulo Ribeiro e Hans van Manen, na remontagem de trabalhos em agrupamentos como Aterballetto, Ballet de Lorraine, Companhia Nacional de Bailado, Royal Ballet School ou Ballet NEXT.

Exerce, sob convite de Mauro Bigonzetti e durante quatro anos, as funções de Mestre de Bailado e Assistente do Coreógrafo, no Aterballetto. Desde então tem assistido o coreógrafo italiano, na criação e reposição de trabalhos, em relevantes companhias de dança como o New York City Ballet, o Ballet do Teatro La Scala, o Ballet Bolshoi, o Ballet da Ópera Nacional de Paris, o Basel Ballet Theatre ou o Ballet de Santiago do Chile.

Ao longo de três temporadas, exerce as funções de Mestre de Bailado no Ballet Real de Flandres onde foi igualmente assistente do coreógrafo Sidi Larbi Cherkaoui.

É convidado para dar aulas aos concorrentes da XIII Competição Internacional de Ballet, realizada em Moscovo, no ano de 2017.

Possui uma pós-graduação em Educação pela Arte, obtida na Universidade Moderna, em Lisboa.

Coreografa óperas para o Teatro Aberto e o Teatro Nacional de São Carlos. E cria movimento cénico para espetáculos de teatro, destacando o trabalho com os encenadores Fernando Heitor, João Lourenço e Maria Emília Correia.