Ver de fora: “Mutable Situation” por Francisco Osório

ver de fora é um projeto da CNB que, desde setembro de 2019, acompanha as agendas trimestrais de programação da Companhia. ver de fora permite que olhares externos coloquem em perspetiva lugares e detalhes dos bastidores do Teatro Camões, a casa da CNB, habitualmente não acessíveis ao público. Esta é uma plataforma de partilha do olhar de diferentes artistas.

Para a temporada 19/20, a CNB convidou o fotógrafo Francisco Osório a olhar o espaço onde a Companhia habita. 


“Mutable Situation”

 


Francisco Osório

Francisco Osório centra a sua prática artística em torno das questões do registo e da representação do espaço, conferindo aos objectos que recolhe ou regista um carácter de construção e de desmaterialização autoral desses mesmos. O seu trabalho não tem um começo nem um fim obrigatório, mas centra-se no percurso de experimentação e documentação processual contínua – do registo à sua compreensão, desta à sua desconstrução, e ao retorno a um novo registo.

Nasceu em Lisboa, Portugal, em 1987, onde vive e trabalha. Tendo a arquitetura como background, frequentou o curso de pintura da Ar.Co Centro De Artes & Comunicação Visual (2011-2013) e completou o Masters em Fine Art na Chelsea School of Arts, em Londres (2015-2016). Desde 2018 está ligado ao Atelier de Lisboa, onde terminou recentemente um Projecto Avançado de Fotografia e Edição com tutoria de Daniel Malhão. Em 2018 esteve no Pico de Refúgio, Açores, em residência artística com António Júlio Duarte e em 2019 em residência na Careyes Art Foundation, no México. O seu trabalho tem sido incluído em exposições individuais e coletivas, em instituições e galerias tais como: Careyes Art Foundation, Mexico; Espaço Real, Lisboa; Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, São Miguel, Açores; Mono, Lisboa; Plantea Estudio Pavilion, Madrid; Experimento, Madrid; TAL Gallery, Cascais; Foco Gallery, Lisboa; Cookhouse Gallery, London; Punctum, London; Mills Centre Gallery, London.

Instagram: @_franciscoosorio
Facebook: @franciscoosorioart
#franciscoosorio #franciscoosoriophotography