Sinopse

Depois da experiência de Tábua Rasa em 2015, a Companhia Nacional de Bailado volta a colaborar com a Vo’Arte num desafio endereçado à equipa de coreógrafos: António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo.

Com efeito, a experiência e as provas dadas por estes bailarinos, como conjunto, como intérpretes ou como criadores, fazem deles uma equipa ganhadora, inventiva e de uma sensibilidade à qual não podemos nem devemos ficar indiferentes. A aposta nesta continuidade criativa vem, claramente, contrastar com o mote do novo espetáculo Turbulência, que os artistas definem como a temporária desestabilização de um padrão, na inquietude do corpo e no desassossego do pensamento.

A manifestação física do fenómeno turbulento compreende três fases: um fluxo laminar, uma ponte de separação e uma subsequente turbulência que se cria. Não muito diferente é a forma como a turbulência se manifesta nas nossas vidas. A vivência física e emocional de distúrbios imprimem alterações de fundo no ser humano. Estas dinâmicas turbulentas que nos tiram do fluxo quotidiano, são fenómenos de cariz imprevisível e geradores de caos e instabilidade na teia social em que vivemos e que nos fazem reavaliar ou questionar as normas vigentes.

  … Não seria capaz de ter um desejo, uma esperança, uma coisa qualquer que representasse um movimento, não já da vontade do meu ser completo, mas até, se assim posso dizer, da vontade parcial e própria de cada elemento em que sou decomponível.
Fernando Pessoa
– excerto do texto 44 d‘O Livro do Desassossego
ESTREIA ABSOLUTA
COPRODUÇÃO CNB / VO’ARTE INSERIDO NA PROGRAMAÇÃO DO FESTIVAL INSHADOW

Ficha Técnica

António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo COREOGRAFIA
Pedro Senna Nunesimagem e vídeo
Thomas Köner, Richard Skelton, Steve Roden, Oren Ambarchi, Machinefabriek e Piiptsjillingmúsica
José António Tenentefigurinos
Nuno Meiradesenho de luz
São Castro sonoplastia
Artistas da Companhia Nacional de Bailado, São Castro e António Cabrita Interpretação
Catarina Grilo, Henriett Ventura, Irina de Oliveira, Ricardo Limão e Xavier CarmoElenco CNB
sob orientação da Mestra Paula Marinho Figurinos executados no atelier da CNB

Ensaio Geral Solidário

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
9 de novembro 2016 às 21h

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de TURBULÊNCIA, no dia 9 de novembro, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

acsm

ACSM – Associação para as Crianças de Santa Maria Vamos contribuir todos para melhores cuidados para as crianças com doença crónica do Hospital Santa Maria

 

A ASSOCIAÇÃO PARA AS CRIANÇAS DE SANTA MARIA (ACSM) é uma Instituição Particular de Solidariedade Social cuja missão é promover as melhores condições de prestação de cuidados de saúde e o bem-estar à criança, adolescente e família no Departamento de Pediatria do Hospital de Santa Maria (CHLN).

Para além da humanização dos espaços, dinamização das actividades lúdicas e da promoção do voluntariado, esta missão inclui ainda a actualização do parque tecnológico e de equipamentos afectos ao Departamento de Pediatria do HSM.

Criada em 1992, tem desenvolvido projectos no âmbito da sua missão de que são exemplo a remodelação dos Cuidados Intensivos Neonatais em 2011 com financiamento da Fundação EDP, as actividades lúdicas com as crianças em internamento ou ambulatório, feiras na cerca do hospital, Hospital dos Pequeninos com a AEFML, Livro de protocolos de urgência, Colecção de Histórias Infantis Maria Raposa, Prémios anuais e bolsas de investigação. Dinamização de um grupo de 40 voluntárias no internamento e no ambulatório.
Através de um donativo, a partir de 12 euros, a ACSM  oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário.

Como fazer o donativo?
O levantamento dos convites poderá ser feito na Biblioteca de Pediatria da Faculdade de Medicina de Lisboa.
O pagamento pode ser feito por:
• Em dinheiro diretamente na Biblioteca de Pediatria da Faculdade de Medicina de Lisboa.
• Transferência para o NIB 0018 0003 32282063020 28
Reservas: 961185613 e secretariadoacsm@gmail.com. O comprovativo deve ser enviado para secretariadoacsm@gmail.com.

Para mais informações:
Tlm. 961185613 | E-mail: secretariadoacsm@gmail.com

O nosso muito Obrigada!
ACSM

SITE | FACEBOOK

 


logo-gbz

Gambozinos – GBZ
Os Gambozinos bailam ao ritmo da diferença!

Os Gambozinos são uma associação juvenil católica sem fins lucrativos, assente no voluntariado e ligada à Companhia de Jesus. Temos como missão fomentar a coesão social entre mais de 350 crianças de meios socioeconómicos e culturais diferentes, com enfoque nas regiões de Braga-Porto, Peniche-Lisboa e Pragal-Lisboa. Trabalhamos a diferença social para que esta se torne riqueza e não motivo de exclusão. A formação pessoal/social das crianças é assegurada por um grupo de 100 voluntários entre os 18 e os 30 anos que promovem, ao longo de todo o ano, atividades pedagógicas, criativas e lúdicas (visitas às famílias, explicações, campos de férias, fins de semana formativos e criativos, etc.).
O “sonho” dos Gambozinos é, através do desenvolvimento humano e social, unir jovens e famílias de meios económicos e culturais diferentes. Todos ficamos mais ricos quando os mundos diferentes se conhecem e se relacionam. Trabalhamos com o ideal de coesão social sustentável. Quebramos barreiras, promovemos a amizade entre pessoas de realidades sociais diferentes e crescemos na relação com Deus, no respeito pela natureza e no serviço aos outros.
Os frutos da nossa ação confirmam o nosso serviço como um testemunho cristão, que faz a diferença na construção de um mundo mais humano e com paz social.
Através de um donativo, a partir de 12 euros, os Gambozinos oferecem um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário.
Como fazer o donativo?
• Transferência para o NIB: 0035 0001 0003 2528 630 04.
Enviar comprovativo para dir.financeira@gambozinos.org
Para receber um recibo de donativo, envie um email para dir.financeira@gambozinos.org com nome, NIF e morada.

(Os Gambozinos não estão ao abrigo da lei do mecenato. Deste modo, os recibos, apesar de válidos para apresentar nos Serviços das Finanças, não conferem direito a majoração.)

Para mais informações:
E-mail: dir.financeira@gambozinos.org ou rita.rochapinto@gmail.com
O nosso muito Obrigado!

Os Gambozinos

SITE | FACEBOOK

 


logo_farpa

A Farpa – Associação de familiares e amigos do doente psicótico

A Farpa é uma IPSS, sem fins lucrativos com sede provisória no Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital Distrital de Santarém.

VISÂO / MISSÃO / VALORES
– Contribuir para a autonomização e melhoria da qualidade de vida da pessoa com doença mental;
– Criar meios que favoreçam a sua reintegração sócio-familiar e profissional;
– Promover ações que visem mobilizar recursos no combate ao estigma e preconceitos sobre as doenças mentais;

– Colaborar na definição de uma política de saúde mental.

Através de um donativo, a partir de 12 euros, A FARPA oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário.

Como fazer o donativo?
Enviando mensagem para o Facebook, por e-mail ou contatos telefónicos institucionais, confirmando a sua reserva após transferência bancária ou pagamento em dinheiro no ato da entrega do convite.
• Transferência para o NIB: PT 50 0007 0000 0045 2579 0122 3

Para receber um recibo de donativo, envie um e-mail para a.farpa@sapo.pt com nome, NIF e morada.

Para mais informações:
E-mail: a.farpa@sapo.pt | Tel. 234352600 ou Tlm. 968809100
O nosso muito Obrigada!
A FARPA

logop1a

Plantar Uma Árvore – Associação [P1A]

Plantar Uma Árvore! Junte-se à Companhia Nacional de Bailado a Plantar esta Ideia.

A associação Plantar Uma Árvore constitui-se como uma plataforma de mobilização cívica, que tem como principal objetivo desenvolver iniciativas, abertas ao público em geral, que contribuam para a promoção, conservação e proteção da floresta nativa e espécies autóctones.
VISÃO / MISSÃO / VALORES
O projeto procura dar a oportunidade de cada cidadão se envolver nas suas iniciativas, que visam promover o património natural e a biodiversidade, gerar e recuperar espaços naturais, reduzir danos ambientais e restabelecer a função ecológica dos espaços intervencionados.
A concretização destas iniciativas permite gerar ganhos sociais e económicos, através da promoção de espaços do domínio público, da criação de empregos verdes, da responsabilidade ambiental e social de organizações públicas e privadas e de grupos sociais, bem como da cidadania participativa e da consciência ecológica e ambiental.
Através de um donativo, a partir de 12 euros, P1A oferece um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário. Cada donativo equivale a 4 árvores, a plantar em iniciativas gratuitas e abertas ao público em geral, incluindo crianças, que vão ajudar na recuperação de áreas ecologicamente degradadas, visando a promoção e conservação da floresta nativa e espécies autóctones.
Como fazer o donativo?
Através do endereço de correio eletrónico: geral@plantarumaarvore.org
• Transferência bancária dos donativos: Conta 8-4838966.000.001 | IBAN: PT50 0010 0000 4838 9660 0013 7

Para obter um recibo de donativo, envie um email para geral@plantarumaarvore.org com nome, NIF e morada.

Para mais informações:
E-mail: geral@plantarumaarvore.org | Tlm. 963853383
O nosso muito Obrigada!
P1A

APOIOS
logotipo-cml_fontedin_horizontal_1-cor-1clube_ana_lisboa-logologotransparent

Biblioteca Digital

TURBULÊNCIA > Companhia Nacional de Bailado / Vo’Arte > Promo from Vo’Arte on Vimeo.


DOSSIER DE IMPRENSA (download) · NEWSLETTER ·  PROGRAMA DE SALA

FACEBOOK
álbum · evento

A Companhia Nacional de Bailado apresenta o esetáculo TURBULÊNCIA de António Cabrita, Henriett Ventura, São Castro e Xavier Carmo, no Teatro Camões, de 10 a 15 de novembro de 2016
Cartaz

 

 

Imprensa

REPORTAGEM RTP – TURBULÊNCIA
REPORTAGEM RTP – TURBULÊNCIA

 

PROGRAMA FILA J - TSF
PROGRAMA FILA J – TSF

 

EXPRESSO – Revista  E
Turbulência por Claudia Galhós

PÚBLICO
As paredes e o túnel de uma dança feita de turbulência por Gonçalo Frota