Keersmaeker/ Lopez/ Ekman

Sinopse
Neste novo programa juntamos três coreógrafos com percursos, linguagens e estéticas distintas, mas que se ligam entre eles através das partituras das suas obras – diferentes compositores para quartetos de cordas.
Anne Teresa de Keersmaeker, uma das grandes referências da dança contemporânea e figura assídua do repertório da CNB, volta à cena do Teatro Camões com Grosse Fuge, peça criada em 1992 sobre o quarteto para cordas op.133 de Beethoven e que a Companhia integrou no seu repertório em 2012.
Fábio Lopez, coreógrafo português radicado em França, cria a sua primeira obra para a CNB, utilizando a música de Gavin Bryars.
Alexander Ekman, um dos mais notáveis e premiados coreógrafos da cena internacional entra para o repertório da CNB com Cacti. A partir de obras de diferentes compositores, o humor, o desafio e o ritmo transformaram esta peça numa referência do trabalho de Ekman.
GROSSE FUGE
Grosse Fuge é uma coreografia que se apresenta num íntimo, intenso e inventivo diálogo com a música de Beethoven.
Nesta obra, Keersmaeker desenvolve uma escalada de impulsos através de um vocabulário que desafia as leis da gravidade, de uma forma de cortar a respiração.
Estreado em 1992 pela sua própria Companhia, Rosas, Grosse Fuge integrou o programa Keersmaeker em 2012, dançado pela CNB no âmbito da BienalArtista na Cidade’12.
AVANT QU’IL N’Y AIT LE SILENCE
A simplicidade de um gesto oferece-se como um furacão de tentações.
Abraços que se entrelaçam e se deleitam.
O abandono, cegamente, através de um «memento mori» face ao mundo que, no eixo do tempo, continua ritmado por ciclos.
O abismo da alma, uma vida vivida que permanece diante de nossos olhos.
O silêncio, como uma arma que te apunhala, como uma paragem, tão profunda como a morte.
“Quando eu nasci, as frases que hão-de salvar a humanidade já estavam todas escritas, só faltava uma coisa – salvar a humanidade.” Almada Negreiros, A invenção do dia claro (1921)
Fábio Lopez
O coreógrafo dedica a sua peça a Marc de Graef (1954-2014), bailarino e antigo pedagogo da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional.
CACTI
Cacti é uma alegre paródia, uma desconstrução afetuosa e acutilante da dança, na qual somos transportados através do humor.
Estreado em 2010, é uma das peças de referência de Alexander Ekman. É composta por 16 bailarinos e bailarinas que criam ritmos, juntamente com 4 músicos em palco, tornando-se os próprios instrumentos de orquestra.
Alexander Ekman é um dos mais proeminentes nomes da dança internacional e passa agora a fazer também parte do repertório da CNB.
Ficha Técnica
Grosse Fuge | |
Anne Teresa De Keersmaeker | Coreografia |
Ludwig van Beethoven | Música |
Jan Joris Lamers | Cenografia e Desenho de luz |
Nathalie Douxfils | Figurinos |
Georges-Elie Octors | Análise musical |
Nordine Benchorf, Bruce Campbell, Vincent Dunoyer, Thomas Hauert. Cynthia Loemij, Oliver Koch, Eduardo Torroja | Cocriação |
Quarteto de Cordas de Matosinhos | Interpretação musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
AVANT QU’IL N’Y AIT LE SILENCE | |
Fábio Lopez | Coreografia |
Barbora Hruskova | Assistência à coreografia |
Gavin Bryars - Quarteto para cordas no.3 | Música |
José António Tenente | Figurinos |
Christian Grossard | Desenho de Luz |
Quarteto de Cordas de Matosinhos | Interpretação musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
CACTI | |
Alexander Ekman | Coreografia e Cenários e Figurinos |
Música da primeira parte reunida, improvisada e composta por Tinta Schmidt von Altenstadt, David Marks, Saskia Viersen, Artur Trajko e Jan Pieter Koch (coordenação) | Música |
Joseph Haydn - Allegro do quarteto de cordas, opus 9, no. 6 em La maior | |
Joseph Haydn - Sonata no. V Sitio da obra Die sieben letzten Worte unseres Erlösers am Kreuze, hoboken XX, 1B | |
Ludwig van Beethoven - quarteto de cordas no. 9 em dó menor, opus 59, Andante con moto quasi allegretto | |
Franz Schubert - Presto, Sinfonia em Ré maior Der Tod und das Mädchen, arranjo orquestral de Andy Stein, gravada pela Orquestra Real da Suécia | |
Spenser Theberge | Texto |
Tom Visser | Desenho de luz |
Quarteto de Cordas de Matosinhos | Interpretação musical |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Elencos
Sujeito a alterações. | |
Grosse Fuge | |
Dias 16, 18 e 19 | |
Frederico Loureiro | 1st Violin |
Miguel Ramalho | 2nd Violin |
Henriett Ventura | Floating Voice |
Josh Earl, Xavier Carmo | Celos |
Tiago Amaral, Francisco Morais, João Costa | Altos |
Dias 15 e 17 | |
Miguel Esteves | 1st Violin |
Patrícia Main | 2nd Violin |
Nanae Yagisawa | Floating Voice |
Gonçalo Andrade, Dylan Waddell | Celos |
Paolo Ciofini, Marco Ticozzelli, Anyah Siddall | Altos |
Avant Qu'il N'y Ait Le Silence | |
Mar Escoda / Francisco Couto (dias 15 e 17), Raquel Fidalgo / Gonçalo Andrade (dias 16, 18 e 19), Leonor de Jesus / Aeden Pittendreigh (dias 15, 16, 17, 18 e 19), Inês Moura (dias 15 e 17) / Patrícia Main (dias 16, 18 e 19) / Francisco Sebastião (dias 15, 16, 17, 18 e 19), Inês Ferrer / Miguel Ramalho (dias 16, 17 e 18), Ren Yamada / F. Loureiro (dias 15 e 19), Almudena Maldonado / João Costa (dias 17, 18 e 19), Mariana Ferreira / Marco Ticozzelli (dias 15 e 16) | Interpretação |
Cacti | |
Dias 15, 16 e 17 | |
Almudena Maldonado, Anyah Siddall, Tatiana Grenkova, Francisco Morais, Francisco Sebastião, Aeden Pittendreigh, Gonçalo Andrade, Clara Ferrer (dias 15 e 16) Inês Moura (dia 17), João Costa, Katarina Gajic, Leonor de Jesus, Miguel Esteves, Miguel Ramalho, Patrícia Main, Raquel Fidalgo, Tiago Amaral | Interpretação |
Dias 18 e 19 | |
Almudena Maldonado Anyah Siddall Emily Stewart Francisco Couto Francisco Sebastião Frederico Loureiro Gonçalo Andrade Inês Moura João Costa Katarina Gajic Leonor de Jesus Miguel Esteves Miguel Ramalho Patrícia Main Raquel Fidalgo Tiago Amaral | Interpretação |
Francisco Couto (dia 18) / Gonçalo Andrade (dias 17 e 19) / Miguel Esteves (dias 15 e 16) | Solo |
Patrícia Main /Miguel Ramalho (dia 19), Anyah Siddall/ Tiago Amaral (dia 18), Leonor de Jesus/ João Costa (dias 15, 16 e 17) | Dueto |
Ensaio Geral Solidário
Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições de solidariedade social a anunciar, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário do programa Keersmaker/Lopez/Ekman, no dia 02 de março de 2022, às 20h, no Teatro Camões. Mais informações aqui.
Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.
SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.