Sinopse
COMUNICADO
Os lugares para o Ensaio Geral Solidário encontram-se esgotados.
21 de novembro de 2021
Através de um donativo a partir de 12 euros a uma das instituições de solidariedade social abaixo indicadas, tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral Solidário de Giselle, no dia 02 de dezembro de 2022, às 20h, no Teatro Nacional de São Carlos. Os lugares não são marcados.
SOBRE O ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
O Ensaio Geral Solidário — EGS — é uma iniciativa inédita da CNB iniciada em 2011 por Luís Moreira, ex-bailarino da Companhia, e que tem sido realizada praticamente em todos os ensaios gerais da CNB. Em cada espetáculo, apresentado no Teatro Camões, a CNB oferece o ensaio geral a instituições de solidariedade social, proporcionando não só um momento de união entre os públicos e as causas sociais como as condições necessárias à angariação de fundos que ajudem as instituições a alcançar os seus objetivos.
A ligação da cultura à solidariedade, a mobilização da sociedade civil em torno de causas sociais e os resultados obtidos nos últimos anos dão-nos a certeza que este é um projeto que faz sentido continuar a desenvolver. Ao longo de dez anos, apoiámos mais de uma centena de instituições que têm escolhido a CNB para sua companhia nas causas solidárias em torno da dança.
APPDA Lisboa – Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo
A APPDA LISBOA, Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo, foi fundada em 1971 por um grupo de pais de pessoas com autismo e desde aí tem desenvolvido o seu trabalho, promovendo a defesa e o exercício dos respetivos direitos, a aquisição e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com Perturbação do Espectro do Autismo (PEA). Tem a sua sede em Lisboa, no Bairro do Alto da Ajuda.
No total, anualmente, a APPDA LISBOA apoia cerca de 250 pessoas com PEA, a partir dos 2 anos e até aos 60+, em contexto institucional e na comunidade.
A APPDA LISBOA, dispõe de uma vasta equipa de profissionais especializados no trabalho com pessoas com PEA, o que lhe confere sem dúvida o estatuto de associação de referência nesta área.
A APPDA LISBOA desenvolve também projectos inovadores para pessoas com Autismo, dos quais se destacam a banda The Ziguais, que deu origem ao primeiro documentário sobre Autismo feito em Portugal, e o projecto Desafiar Limites, que promove a prática de exercício físico através da implementação de programas de treino específicos, na APPDA LISBOA e na comunidade.
COMO FAZER O DONATIVO?
Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados.
ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?
O valor angariado será aplicado na melhoria das condições do Lar Residencial, através da aquisição e instalação de novas caldeiras de aquecimento. O Lar Residencial da APPDA LISBOA, casa de 39 adultos com Autismo, é um local onde se desenvolve um trabalho privilegiado em contexto, promovendo competências de autonomia e auto-cuidado, aumentando assim o bem-estar e a auto-estima destas pessoas.
FUNDAÇÃO ALO – ANTÓNIO LUÍS DE OLIVEIRA
A Fundação ALO é um Lar de Infância e Juventude que acolhe neste momento 27 crianças e jovens, rapazes e raparigas, entre os 10 e os 18 anos em situação de risco. A Fundação ALO segue o lema de Oscar Wilde “A melhor maneira de tornar as crianças boas, é torná-las felizes” e é o que procura fazer todos os dias, junto dos seus educandos.
COMO FAZER O DONATIVO?
Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados.
ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?
O montante angariado servirá para suprimir algumas das necessidades da casa da Fundação ALO, nomeadamente na aquisição de uma máquina de secar roupa, visto que a atual se encontra estragada. Com cerca de 27 jovens, são feitas entre 4 a 5 cinco máquinas de roupa por dia. Com a aquisição de uma máquina de secar tudo será mais fácil e possibilitará aos jovens terem a sua roupa limpa com mais rapidez.
FUNDAÇÃO SÃO JOÃO DE DEUS
SITE | FACEBOOK | INSTAGRAM | LINKEDIN
A Fundação S. João de Deus (FSJD), instituída pela Província Portuguesa da Ordem Hospitaleira de S. João de Deus (PPOHSJD) em 20 de novembro de 2006, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), com estatuto de utilidade pública, vocacionada para o auxílio aos doentes e aos mais carenciados. Como Organização Não-Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), a instituição tem como objectivo a coordenação ou apoio de outras iniciativas – principalmente nos países em vias de desenvolvimento e subdesenvolvidos – tais como ajudas humanitárias de emergência ou de calamidade pública, de reabilitação e de desenvolvimento social e comunitário.
COMO FAZER O DONATIVO?
Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados.
ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?
O montante angariado será entregue na totalidade ao Hospital S. João de Deus, em Montemor-o-Novo, para a aquisição de materiais e equipamentos para apoio à recuperação de doentes, com mais de 65 anos e /ou com experiência de doença mental (conheça a causa social aqui).
SOL SEM FRONTEIRAS
A Sol sem Fronteiras (Solsef) foi fundada em 1993 sob o sonho de se fazer mais pelo desenvolvimento humano e pela justiça social nas comunidades empobrecidas. O nosso trabalho desenrola-se em quatro áreas principais: Cooperação para o Desenvolvimento, Educação para a Cidadania Global, Inclusão e Formação.
Em 29 anos de existência, a Solsef conta com perto de 50 projetos desenvolvidos em 8 países diferentes, o que se traduz em perto de 100.000 beneficiários diretos aos quais chegou através do seu trabalho e do contributo de milhares de pessoas solidárias que tornam realidade os nossos projetos sociais. Ao longo destes anos, sentimos o apoio de associados, voluntários, benfeitores e colaboradores que contribuíram, nacional e internacionalmente, para cumprir o nosso objetivo de estar perto de quem mais precisa.
Quer seja em Portugal, quer seja além-fronteiras, trabalhamos pela solidarização do mundo através da Educação e projetamos uma cidadania global com igualdade de oportunidades rumo ao desenvolvimento humano sustentável.
COMO FAZER O DONATIVO?
Os lugares de convite para esta associação encontram-se esgotados.
ONDE VAI SER APLICADO O SEU DONATIVO?
O montante angariado será aplicado no Projecto de Qualificação Pedagógica, que visa apoiar o desenvolvimento da qualificação pedagógica do serviço educativo do Liceu Dom Settimio Artur Ferrazzetta (atualmente conta com 594 alunos e 397 alunas), em Empada (Guiné-Bissau), através da capacitação do corpo docente e da direção (atualmente conta com 4 mulheres e 33 homens) e, ainda, da criação e reabilitação de infraestruturas escolares. Saiba mais sobre este projecto aqui.
Ficha Técnica
Georges Garcia segundo Jean Coralli, Jules Perrot e Marius Petipa | Coreografia, Recriação e Encenação |
Adolphe Adam | Música |
Ferruccio Villagrossi | Cenografia |
Gentilmente oferecido pela Fundação Calouste Gulbenkian | Figurinos |
Cristina Piedade | Desenho de luz |
Companhia Nacional de Bailado | Produção |
Orquestra Sinfónica Portuguesa | Interpretação musical |
Vasco Pearce de Azevedo | Direção musical |
Elencos
Sujeito a alterações.
Elenco completo brevemente.
Miyu Matsui | Giselle |
Francisco Sebastião | Albrecht |
Tiago Amaral | Hilarion |
Inês de Serra e Moura | Myrtha |