Sinopse

Para a edição do Millennium Festival ao Largo de 2020 a CNB preparou um programa que marca também o regresso da Companhia ao palco que, após um inédito período de confinamento, viu aumentar o desejo de partilhar com o público e a mesma vontade de dançar. Nesta edição que se torna por isso ainda mais especial, preparamos um programa que, atento às particularidades impostas pelo momento, continua a revelar a versatilidade e excelência do elenco da CNB.

Estreamos duas novas criações contemporâneas especialmente concebidas para esta ocasião por Miguel Ramalho e a dupla Xavier Carmo/Henriett Ventura, bailarinos da Companhia que têm vindo a desenvolver um percurso paralelo no âmbito da coreografia. Em tom festivo, tão merecido, encerramos a noite envoltos numa atmosfera de boa disposição e sedução com Dom Quixote (excertos do I ato), um dos bailados mais carismáticos do repertório clássico.


Symphony of sorrows

Um leve toque sobre as nossas sensações à margem da realidade humana. Os nossos corpos formam um organismo que vislumbra a imagem do que temos no subconsciente. Um universo dentro de cada corpo tornado música. Como se conseguíssemos ver cada nuance musical enquanto vivemos pequenos momentos que nos são fortemente familiares.

Coreografia Miguel Ramalho
Música Henryk Gorecki Symphony No.3, Op.36 Symphony of sorrowful songs
Interpretação Bailarinos da CNB


algo_ritmo

O que torna um indivíduo num ser único?
Não há duas impressões digitais iguais, mas todos as temos.
Não há duas retinas oculares iguais, mas todos as temos.
Não há dois umbigos iguais, mas todos os temos.
Não há dois A.D.N. iguais, mas todos os temos.
Não há corpos iguais, mas todos os temos.

No espaço – tempo em que o indivíduo se expressa e existe ele é ÚNICO, mas faz parte da HUMANIDADE. Em algo_ritmo, procuramos uma imersão num espaço que não é espaço, num tempo que não é tempo, senão aqueles que lhes quisermos atribuir, e em que o intérprete nele se imprime como ser único e singular, dentro do coletivo que o rodeia.A fórmula de Fibonacci serve de inspiração para este trabalho. A sua sequência tida por muitos matemáticos como a “impressão divina”, ou a prova de uma inteligência superior, de um grande arquiteto sobre o mundo natural, será o motor para uma outra busca, a de uma impressão Humana.

Coreografia Xavier Carmo e Henriett Ventura
Música original
Composição/Interpretação César Viena e Sara Ross
Interpretação Bailarinos da CNB


Dom Quixote excertos do I Ato

O bailado Dom Quixote é um dos grandes legados do coreógrafo Marius Petipa, que estreou em 1869, na Rússia. Em 1900 Alexander Gorski, inspirado em Petipa, apresenta uma nova versão que viria a tornar-se numa referência coreográfica desta obra. Baseado em episódios de Dom Quixote de La Mancha, de Miguel de Cervantes, é um bailado que alterna entre uma natureza realista e popular, com o mundo de fantasia e sonho. Para a edição de 2020 do Millennium Festival ao Largo apresentamos excertos do I ato ao longo dos quais, o espírito sedutor de Espanha se revela, entre pandeiretas e leques, através das danças contagiantes de bailarinas de rua, de toureiros, e do par amoroso desta história, Basílio e Kitri.

Coreografia Eric Volodine, segundo Alexander Gorski
Música Ludwig Minkus
Argumento inspirado em Marius Petipa e Miguel de Cervantes
Cenografia e figurinos Alexander Vassiliev
Desenho de luz Richard Caswell
Interpretação Bailarinos da CNB