Sinopse
O convite feito aos coreógrafos António Cabrita e São Castro para criarem Dido e Eneias partiu de Luísa Taveira, quando ainda dirigia a Companhia Nacional de Bailado. Considerada a coroa da Ópera Barroca inglesa, esta peça revelou-se o desafio perfeito para estes coreógrafos, cuja linguagem artística tem privilegiado a vivência da palavra no gesto e a sonoridade contida no corpo reflectida no movimento. Essa identidade desencadeará uma viagem por território barroco, alicerçada numa pesquisa musical e dramatúrgica desenvolvida em torno desta trágica história de amor.
Uma ópera coreografada, que pretende ser mais do que a mera ilustração do enredo, impulsionada pelas pequenas histórias de que somos compostos.
Ficha Técnica
SÃO CASTRO E ANTÓNIO CABRITA | DIREÇÃO E COREOGRAFIA |
GONÇALO M. TAVARES | ASSISTÊNCIA À DRAMATURGIA |
HENRY PURCELL | MÚSICA "DIDO E ENEIAS" , THE ENGLISH CONCERT & CHOIR, TREVOR PINNOCK |
NUNO NOGUEIRA | FIGURINOS |
F. RIBEIRO | CENOGRAFIA |
NUNO MEIRA | DESENHO DE LUZ |
ARTISTAS DA CNB | INTERPRETAÇÃO |
Biblioteca Digital
Imprensa
UM CARDUME BARROCO – Time Out Lisboa
Companhia Nacional abre temporada com obra inspirada na ópera de Henry Purcell – RTP
“Todos podíamos ser Dido, todos podíamos ser Eneias” – DN
Um homem, uma mulher e o que a multidão fará com eles – PÚBLICO
Dança Contemporânea na ópera de Henry Purcell – revista SÁBADO
“Dido e Eneias” com coreografia de São Castro e António Cabrita – Fila J, TSF
Dido e Eneias são nossos contemporâneos
Há muito que não víamos na dança portuguesa uma abordagem contemporânea à música erudita tão bem urdida: São Castro e António Cabrita souberam adequar o seu estilo ao elenco da Companhia Nacional de Bailado. crítica de Luísa Roubaud, jornal PÚBLICO
Reportagem – LITERATURAQUI – RTP 2