Sinopse

As sociedades atuais falam mais de indivíduos do que de pessoas, impõem mais do que sugerem e perguntam pouco sobre o que os seus cidadãos desejam, aquilo a que aspiram, aquilo que temem. Para contrariar essa tendência criámos um espaço na Companhia Nacional de Bailado feito de perguntas, direcionado para encontrar respostas, mas principalmente dedicado ao que acontece a conversar e a debater. De que é que tens medo existe desde 2015 e o pouco que vai ser alterado em 2018-2019 tem por fim otimizar o que já provou ser um um sucesso. Trata-se de um ciclo de debates em que a palavra é dada aos jovens do ensino secundário, os nossos convidados para estas jornadas que lhes são inteiramente dedicadas.
As temáticas dos espetáculos que constituem a temporada da CNB são condensadas em temas que têm por objetivo enquadrar questões transversais à sociedade. Depois reformulamo-las juntos em questões de fundo que sejam particularmente significativas para jovens. As respostas a que chegarmos são válidas para quem as procurou a caminho de nomear o medo, que é a melhor maneira de esvaziá-lo.
Convidamos para cada debate um speaker que vai lançar, em cada sessão, temas como amor, sexualidade, homossexualidade, violência, poder, transgressão, coragem, inserção, racismo, rejeição, espiritualidade… é de conversas em torno deles que serão feitas as próximas quatro sessões organizadas para este ano letivo. Vamos fazer debates abertos para identificar os preconceitos que nem sabíamos que tínhamos. Vamos refletir sobre o modo como o mundo funciona sem abdicarmos das nossas expectativas. Vamos ser criativos à nossa medida e sem medo de exprimir o que andamos a pensar. No fim, o prémio pode ser descobrirmos individualmente e juntos que podemos ser pessoas menos temerosas e mais livres.

Cristina Peres, 2018