Biografia

Leonor de Jesus é Bailarina de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013.

Natural de Lisboa, Leonor nasceu em 1995 e aos nove anos teve o primeiro contacto com a dança, no Ginásio Clube Português. Por conselho da sua professora de ballet, Anabela Vieira, fez audição e entrou, aos dez anos, para a Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional  (EADCN).

Durante o seu percurso na EADCN, trabalhou com vários professores e coreógrafos de renome nacional e internacional e participou em concursos, tais como Dançarte e Tanzolymp, onde ganhou as medalhas de ouro e bronze, respetivamente.

Antes de terminar a sua formação, participou no bailado O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte), produzido pela Companhia Nacional de Bailado. 

Na CNB dança o mais variado Reportório, destacando-se Minus 16 (Ohad Naharin) dueto principal; O Lago dos Cisnes (Fernando Duarte) Pas de trois e os Cygnets “quatro cisnes”; Giselle (George Garcia), no Pas de dix; O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), no papel de Fada das castanhas e Dança árabe; Orfeu e Eurídice (Olga Roriz); Serenade (George Balanchine) no papel de Elegia e as quatro russas; Será que é uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Impromptus (Sasha Waltz); Adagio Hammerklavier e 5 Tangos (Hans Van Manen); Dom Quixote (Alexander Gorsky segundo Eric Volodine), no papel de Rainha das Dríades e das amigas de kitri; Teu Corpo Meu Eco (Filipe Portugal); symphony of sorrows (Miguel Ramalho); entre outros.

Em Novembro de 2018, fez parte da peça Sin_gularity (Henriett Ventura e Xavier Carmo), uma criação para a House of Beautiful Business, apresentada na Academia das Ciências. 

Em Março de 2018, participou na Gala de beneficência no Teatro Cinema de Fafe, com o Pas de deux do III Ato de La Bayadère.

Em Fevereiro de 2020, participou na Gala de beneficência no Teatro Cinema de Fafe, com o Adágio da Rosa do bailado A Bela Adormecida.

Entre 2015 e 2020 foi embaixadora do curso profissional especializado em dança na ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

Está atualmente (2021) a realizar um curso de Massagem de Recuperação, pelo SIMAC – Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas.

Videos