Biografia

Joris Janssens é um especialista com uma vasta experiência em projetos de pesquisa e desenvolvimento estratégico e assessoria em políticas públicas de cultura, tanto na Bélgica como noutros países.

Desde 2019, trabalha na IDEA Consult nas áreas da cultura, lazer e turismo, tendo sido anteriormente diretor de investigação e desenvolvimento na Kunstenpunt e diretor do VTI, o Instituto de artes performativas da Flandres. Foi colaborador no KULeuven, onde obteve o Doutoramento em Línguas e Literaturas Germânicas, em 2004.

A sua investigação e projetos concentram-se em diversos aspetos do ecossistema das artes em Bruxelas e outros países: a dimensão internacional das artes, a posição dos artistas, a política cultural local e internacional, as artes e o desenvolvimento urbano e a diversidade cultural.

Nos seus projetos recentes incluem-se (Re)framing the International, uma trajetória de investigação e desenvolvimento sobre novas formas de trabalhar internacionalmente, e Landscape Sketch for the Arts in Flanders, uma análise à situação atual do trabalho artístico profissional.

Os projetos internacionais incluem o Travelogue, um mapeamento da mobilidade das artes performativas na Europa e o RESHAPE, uma trajetória de investigação e desenvolvimento que explora novos modelos de trabalho para o ecossistema das artes.

 

Videos