Biografia

Andreia Mota é bailarina de Corpo de Baile na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2012.

Andreia Mota nasceu em Tomar em 1994 e iniciou os seus estudos em dança aos 5 anos numa pequena escola de ballet e juntou-se mais tarde ao ensino articulado em dança com a Sociedade Filarmónica Gualdim País. Aos 13 anos, mediante audição ingressa na Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional (EADCN), onde vem a terminar os seus estudos e formação enquanto bailarina profissional. 

Destaca destes 4 anos na EADCN a participação no Concurso Prix de Lausanne e no Tanzolimp, onde vence a medalha de prata na categoria de contemporâneo. Dançou nos seus últimos anos na EADCN papéis como: Kitri em D. Quixote, Fada do Açúcar em O Quebra Nozes, Evening Songs (Jiri Killian) e More (Ken Osola). Ainda enquanto estudante, participa nas produções clássicas da CNB Romeu e Julieta e A Bela Adormecida e é convidada pela então Directora Artística, Luísa Taveira, a juntar-se ao elenco da Companhia.

Na Companhia Nacional de Bailado tem dançado nas produções clássicas e contemporâneas do seu repertório, destacando: Romeu e Julieta (John Cranko); A Sagração da Primavera (Nijinsky), no papel de A Eleita; L’après-midi d’un Faune (Anne Teresa de Keersmaeker); Cinderela (Michael Corder), Winter Pas de Deux; Giselle (George Garcia); O Lago dos Cisnes, onde dançou o Pas de trois e os 2 Cisnes Grandes, Quebra-Nozes Quebra-Nozes, La Bayadère, O Pássaro de Fogo (Fernando Duarte); Tempestades, Quinze Bailarinos e Tempo Incerto, Annette, Adele e Lee (Rui Lopes Graça/João Penalva); Será que é uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Minus 16 (Ohad Naharin), no dueto principal; Pedro e Inês (Olga Roriz), no papel de Inês Jovem; A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Herman Schmerman (William Forsythe); 5 Tangos, na dupla solista, e In the Future, no dueto principal (Hans Van Manen); Serenade (George Balanchine); iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan); Impromptus (Sasha Waltz), no papel Principal; O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), nos papéis de de Clara e Fada do Açúcar; Dom Quixote (Alexandre Gorsky segundo Eric Volodine), no papel de Bailarina de Rua/ Mercedes; Raymonda, III Ato, no papel de Raymonda.

Em 2020 foi convidada pela companhia SIA Worldstars a dançar o papel principal (Clara/Fada do Açúcar) em Nutcracker tour 2020, uma digressão  com espetáculos na Letónia, Suécia e Noruega. Participou ainda na Gala Russian Classical Ballets Gala 2020, dançando White Snow Pas de Deux e Sleeping Beauty Pas de Deux na Suécia. 

Está neste momento a realizar um curso de Massagem de Recuperação, pelo SIMAC – Sindicato Nacional de Massagistas de Recuperação e Cinesioterapeutas.

É Professora Convidada enquanto júri dos exames de admissão da escola SFGP.

Videos