Alexandre Fernandes

Biografia
Data e Local de Nascimento
Nasceu em Lisboa.
Formação em Dança
Filho dos bailarinos Marta Atayde e Carlos Fernandes, iniciou os seus estudos de dança no Centro de Formação Profissional da Companhia Nacional de Bailado, tendo prosseguido a sua formação na Escola do Ballet Bolshoi, em Moscovo, durante dois anos.
Professores
Teve como principais mestres Eric Volodine, Vladimir Petrunine, Boris Akimov, George Garcia e Pietro Antonovitch.
Experiência Profissional Prévia
Em 1994, integrou o elenco do European Ballet, sediado em Londres.
Entrada na CNB
De regresso à CNB, Alexandre Fernandes foi promovido a bailarino Principal em 1995.
Repertório Dançado na CNB
O seu reportório inclui a interpretação em bailados como “La Fille mal Gardée”, “Festival das Flores”, “O Quebra-Nozes”, “Sonho de uma Noite de Verão”, “Dom Quixote”, “O Corsário”, “A Bela Adormecida”, “Copélia”, “Paquita”, “Sylvia”, “Cinderela”, “O Lago dos Cisnes”, “Les Sylphides” e “A Dama das Camélias”. Dançou também bailados de carácter contemporâneo: “Troy Game” (Robert North), “5 Tangos”, “Solo”, “Kammerballett” (Hans van Manen) e “Concerto” (Marco Cantalupo), “Return to a Strange Land” (Jirí Kylián) e “Por vos Muero de Nacho Duato”. Em 1994, dançou os pas-de-deux dos bailados “Dom Quixote” e “A Bela Adormecida” com a bailarina Cecília Kerché, na Gala Internacional de Espanha.
Galas de Bailado
Nas suas apresentações em Galas Internacionais tem sempre como característica a criação de solos, nos quais funde vários estilos de dança e culturas, algo a que nos tem vindo a habituar no seu estilo muito próprio e invulgar.
Prémios
Alexandre apresentou-se em 8 competições internacionais, tendo sido premiado com a Medalha de Prata em 4 das mesmas: Chanson d’Or (1989), Concurso Internacional de Bordéus (1989) e Concurso Internacional do Luxemburgo (1993 e 1997).
Referências/Inspiração
Alexandre Fernandes encontra com frequência inspiração para coreografar. Em 2006 o Bird College de Londres convidou Alexandre Fernandes a conceber uma coreografia.