<
Voltar
Johan Inger nasceu em Estocolmo, Suécia, em 1967 e em 1990 integrou o Nederlands Dans Theater 1 onde se destacou enquanto bailarino desta companhia até 2002.
A sua estreia como coreógrafo aconteceu também na Nederlands Dans Theater em 1995, tornando-se rapidamente promissor com um reconhecimento imediato: pelos seus bailados Dream Play e Walking Mad recebeu o Prémio de Produção Lucas Hoving em outubro de 2001. Mais tarde, Walking Mad foi também galardoado com o Prémio Danza & Danza 2005.
Em 2003 Johan deixou o Nederlands Dans Theater para assumir a direção artística do Cullberg Ballet em Estocolmo, onde criou numerosas obras.
Desde 2008, Johan trabalha como coreógrafo freelancer e cria para muitas companhias em todo o mundo, como GoteborgsOperan, Ballet Basel, Swedish National Ballet, Compania Nacional de Danza, Aterballetto, Lyon Opera Ballet, Les Ballets de Monte Carlo, Ballet BC e, claro, Nederlands Dans Theater, ocupando o cargo de coreógrafo associado de 2009 a 2016.
Entre 2016 e 2023, entre outras criações, Johan também coreografou as suas próprias versões das peças narrativas Petrushka (Ballets de Monte Carlo) e A Bela Adormecida (A sesta de Aurora) para o Stuttgart Ballet, e noites completas como Carmen (CND), Peer Gynt (Ballet Basel), Don Juan (Aterballetto) e Um Lago dos Cisnes para o SemperOper Ballett Dresden
Foi distinguido em 2016 com o Prémio Benois de la Danse pela sua Carmen (CND- Madrid), a peça One on One (NDT2), e com o prémio Danza & Danza pela sua peça Bliss, bem como em 2020 pelo seu Don Juan como melhor produção italiana.
Em 2022, Johan Inger tornou-se também diretor artístico da Take Off Dance, um programa de formação para bailarinos pré-profissionais entre os 18 e os 24 anos, com sede em Sevilha.
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão