September 9, 2025
Luís d'Albergaria: nova etapa
Luís d'Albergaria: nova etapa

News:

Luís d'Albergaria: nova etapa

Bilhetes

Celebramos os 36 anos de carreira na CNB de Luís d'Albergaria, bailarino Solista, que agora se despede da Companhia Nacional de Bailado por motivo de reforma.

Na história da CNB serão sempre lembradas as suas interpretações como A Morte, em "A Dama das Camélias" ou Tibaldo, em "Romeu e Julieta", entre muitas outras em bailados clássicos e contemporâneos.

Obrigada, Luís, por toda a dedicação, entusiasmo e rigor. Desejamos-te muitas felicidades nesta nova etapa.

Galeria

Galeria

Luís d'Albergaria: nova etapa
1

/

3

Notícias

August 21, 2025
Augusto Alves da Silva (1963-2025)

Esta semana, perdemos um amigo.

Entre os anos 2000 e 2002 o fotógrafo Augusto Alves da Silva acompanhou a Companhia Nacional de Bailado ao longo da sua atividade. Não se limitou simplesmente a fotografar, o Augusto transformou-se num elemento da CNB, acompanhou-nos nos espetáculos, em ensaios, em digressões, nos bastidores, na preparação dos espetáculos, procurou o que se esconde por detrás da cena — os silêncios, a vulnerabilidade dos gestos e do corpo no dia a dia da Companhia e antes de entrar no palco. A sua presença foi sempre discreta, mas marcante e resultou em obras que são hoje referência do seu trabalho:

 

- Imagem da Temporada 2000/ 2001 da CNB

 

- CNB, 2001 - série de 12 fotografias a cores c-print, apresentada em Londres, na Rocket Gallery (2001); em Lisboa, no Arquivo Fotográfico Municipal (2001-2002); em Paris no Instituto Camões (2021), onde se editou um livro com a totalidade da série e em Estugarda, na Treffpunkt Galerie (2022). CNB, 2001 integra a Coleção António Cachola.

 

- Série 2, constituída por 15 fotografias a preto-e-branco, realizada em colaboração

com os bailarinos Carlos Pinillos e Daniela Severian, exposta no Centro Português de Fotografia (CPF) na Cadeia da Relação do Porto (2003), incluindo a edição do livro álbum 2 editado pela Assírio e Alvim. Esta série faz parte da coleção do CPF. 

 

- Projecção-video Espaço de Tempo/ Time Lapse (dois vídeos sincronizados, DVD,

2000/2002, 33m. 42s.) resulta da filmagem integral, por Augusto Alves da Silva, do

bailado In the Middle Somewhat Elevated, de William Forsythe, durante dois espetáulos

da CNB.

 

- Ugly (Video em loop, DVD, 2002, 55m. 45s.) 

 

- Espaço de Tempo/ Time Lapse e Ugly foram apresentados em simultâneo no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado entre Março e Junho de 2002. Por ocasião desta apresentação, o Museu do Chiado editou o catálogo Augusto Alves da Silva, Espaço de Tempo/ Time Lapse.

 

- Entre Outubro e Dezembro de 2005, o Centro das Artes – Casa das Mudas, na

Calheta, Madeira, apresentou a exposição Augusto Alves da Silva, 27 fotografias e um

vídeo, que incluiu a série CNB 2001, a Série 2 e o vídeo Ugly.

 

O Augusto Alves da Silva partiu cedo demais, aos 62 anos. Deixa-nos a sua obra — intensa, crítica, inquieta — e a memória de um olhar raro, sempre atento ao mundo e às suas contradições. Através da sua imaginação prodigiosa soube transformar tanto os grandes acontecimentos como os gestos do quotidiano em imagens carregadas de sentido.

O seu trabalho, incluindo aquele que resultou da sua colaboração com a CNB, está representado nas principais coleções de arte contemporânea portuguesa e temos um orgulho imenso de fazermos parte da sua obra.

O Conselho de Administração do OPART, o Diretor Artístico da CNB e todos os elementos da CNB lamentam a perda de um nome de referência da fotografia portuguesa e de um amigo da Companhia Nacional de Bailado.

Até sempre, Augusto.

Ler mais...

Notícias‎

Partilhar

/

/

Subscrever Newsletter

©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

Subscrever newsletter

ASSINE A NEWSLETTER

Conheça as novidades da CNB em primeira mão

cnb.pt desenvolvido por Bondhabits. Agência de marketing digital e desenvolvimento de websites e desenvolvimento de apps mobile