News:
Bilhetes
Esta semana, perdemos um amigo.
Entre os anos 2000 e 2002 o fotógrafo Augusto Alves da Silva acompanhou a Companhia Nacional de Bailado ao longo da sua atividade. Não se limitou simplesmente a fotografar, o Augusto transformou-se num elemento da CNB, acompanhou-nos nos espetáculos, em ensaios, em digressões, nos bastidores, na preparação dos espetáculos, procurou o que se esconde por detrás da cena — os silêncios, a vulnerabilidade dos gestos e do corpo no dia a dia da Companhia e antes de entrar no palco. A sua presença foi sempre discreta, mas marcante e resultou em obras que são hoje referência do seu trabalho:
- Imagem da Temporada 2000/ 2001 da CNB
- CNB, 2001 - série de 12 fotografias a cores c-print, apresentada em Londres, na Rocket Gallery (2001); em Lisboa, no Arquivo Fotográfico Municipal (2001-2002); em Paris no Instituto Camões (2021), onde se editou um livro com a totalidade da série e em Estugarda, na Treffpunkt Galerie (2022). CNB, 2001 integra a Coleção António Cachola.
- Série 2, constituída por 15 fotografias a preto-e-branco, realizada em colaboração
com os bailarinos Carlos Pinillos e Daniela Severian, exposta no Centro Português de Fotografia (CPF) na Cadeia da Relação do Porto (2003), incluindo a edição do livro álbum 2 editado pela Assírio e Alvim. Esta série faz parte da coleção do CPF.
- Projecção-video Espaço de Tempo/ Time Lapse (dois vídeos sincronizados, DVD,
2000/2002, 33m. 42s.) resulta da filmagem integral, por Augusto Alves da Silva, do
bailado In the Middle Somewhat Elevated, de William Forsythe, durante dois espetáulos
da CNB.
- Ugly (Video em loop, DVD, 2002, 55m. 45s.)
- Espaço de Tempo/ Time Lapse e Ugly foram apresentados em simultâneo no Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado entre Março e Junho de 2002. Por ocasião desta apresentação, o Museu do Chiado editou o catálogo Augusto Alves da Silva, Espaço de Tempo/ Time Lapse.
- Entre Outubro e Dezembro de 2005, o Centro das Artes – Casa das Mudas, na
Calheta, Madeira, apresentou a exposição Augusto Alves da Silva, 27 fotografias e um
vídeo, que incluiu a série CNB 2001, a Série 2 e o vídeo Ugly.
O Augusto Alves da Silva partiu cedo demais, aos 62 anos. Deixa-nos a sua obra — intensa, crítica, inquieta — e a memória de um olhar raro, sempre atento ao mundo e às suas contradições. Através da sua imaginação prodigiosa soube transformar tanto os grandes acontecimentos como os gestos do quotidiano em imagens carregadas de sentido.
O seu trabalho, incluindo aquele que resultou da sua colaboração com a CNB, está representado nas principais coleções de arte contemporânea portuguesa e temos um orgulho imenso de fazermos parte da sua obra.
O Conselho de Administração do OPART, o Diretor Artístico da CNB e todos os elementos da CNB lamentam a perda de um nome de referência da fotografia portuguesa e de um amigo da Companhia Nacional de Bailado.
Até sempre, Augusto.
Notícias
Partilhar
/
/
Subscrever Newsletter
Opart – Organismo de Produção Artística
Companhia Nacional de Bailado
©2024 Companhia Nacional de Bailado. Design Macedo Cannatà / Development Bondhabits
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão
Subscrever newsletter
ASSINE A NEWSLETTER
Conheça as novidades da CNB em primeira mão