NOTÍCIAS


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO ESTREIA TEMPESTADES

RTP
RTP




A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada "Tempestades", com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa. "Tempestades" estará em palco entre hoje e 26 de outubro, com música de Joseph Haydn, figurinos de Mariana Sá Nogueira, desenho de luz de Nuno Meira e interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa.
De acordo com a CNB, para criar este espetáculo, o coreógrafo Rui Lopes Graça e o maestro Pedro Carneiro inspiraram-se no movimento alemão "Sturm und Drang" ("Tempestade e Ímpeto"), nascido nas décadas de sessenta e setenta do século XVIII. Esta corrente, que se estendeu a várias áreas artísticas, combateu a racionalidade do movimento intelectual do Iluminismo e as regras rígidas do classicismo francês, defendendo o oposto, as "explosões" de irracionalidade e as emoções "selvagens".
Os dois criadores portugueses reúnem agora uma nova coreografia inspirada neste êxtase emocional e a música de Joseph Haydn, composta num estado de alma idêntico. Pedro Carneiro, compositor e maestro, é diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa, e o coreógrafo Rui Lopes Graça, atualmente coordenador de projetos especiais da CNB, recebeu em 2012 o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor coreografia com "Perda Preciosa", criada em parceria com André E. Teodósio.


 
 

Notícias relacionadas:
    •  “TEMPESTADES” DE RUI LOPES GRAÇA ESTREIA EM OUTUBRO PELA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

    •  JOSEFINA TOCA VIOLINO DESCALÇA E DEIXA-SE LEVAR PELA DANÇA
    •  TEMPESTADES NO TEATRO CAMÕES

DN - DUAS VERSÕES ATUAIS PARA O CONTO DE FADAS "O LAGO DOS CISNES"
2013-02-14

Companhia Nacional de Bailado estreia hoje um olhar atual sobre a coreografia de Petipa/Ivanov no Teatro Camões. O coreógrafo Daniel Cardoso propõe, amanhã, uma criação arrojada com o Quorum Ballet, na Amadora.

 
ADRIANA QUEIROZ UMA VOZ QUE DANÇA

2013-02-08

Filha de cantores quis ser bailarina, bailarina feita tornou-se cantora. Empurrada por músicos como Pedro Jóia, Adriana Queiroz gravou o seu primeiro disco. Ariadne é o espelho de uma voz que dança.
 
ÍPSILON - DANÇA 2012: 10 ESCOLHAS

2012-12-28

DANÇA 2012
As 10 escolhas do Jornal PÚBLICO por Luísa Roubaud, Paula Varanda e Tiago Bartolomeu Costa.

5) PERDA PRECIOSA de André e. Teodósio e Rui Lopes Graça - Companhia Nacional de Bailado
7) A CIDADE de Olga Roriz - Companhia Olga Roriz

 
CNB MOSTRA CLARA ANDERMATT EM 2013 AO SOM DOS MUSICAIS AMERICANOS

2012-12-21

No próximo ano a programação da Companhia Nacional de Bailado (CNB) juntará, no Teatro Camões, o cinema de Edgar Pêra a olhar para O Lago dos Cisnes.
 
A BELA ADORMECIDA

2012-11-28

Vá-se lá saber porquê, mas para mim, bailado rima com esta altura do ano em que andamos com o nariz congelado e os pés frios, e esse frio rima com salas de teatro bem aquecidas e, por arrasto, com o Natal.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (122)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (8)
Jornais Digitais (56)
Outros (3)
Todas (229)
Consultar Arquivo