NOTÍCIAS


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO ESTREIA TEMPESTADES

RTP
RTP




A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada "Tempestades", com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa. "Tempestades" estará em palco entre hoje e 26 de outubro, com música de Joseph Haydn, figurinos de Mariana Sá Nogueira, desenho de luz de Nuno Meira e interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa.
De acordo com a CNB, para criar este espetáculo, o coreógrafo Rui Lopes Graça e o maestro Pedro Carneiro inspiraram-se no movimento alemão "Sturm und Drang" ("Tempestade e Ímpeto"), nascido nas décadas de sessenta e setenta do século XVIII. Esta corrente, que se estendeu a várias áreas artísticas, combateu a racionalidade do movimento intelectual do Iluminismo e as regras rígidas do classicismo francês, defendendo o oposto, as "explosões" de irracionalidade e as emoções "selvagens".
Os dois criadores portugueses reúnem agora uma nova coreografia inspirada neste êxtase emocional e a música de Joseph Haydn, composta num estado de alma idêntico. Pedro Carneiro, compositor e maestro, é diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa, e o coreógrafo Rui Lopes Graça, atualmente coordenador de projetos especiais da CNB, recebeu em 2012 o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor coreografia com "Perda Preciosa", criada em parceria com André E. Teodósio.


 
 

Notícias relacionadas:
    •  “TEMPESTADES” DE RUI LOPES GRAÇA ESTREIA EM OUTUBRO PELA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

    •  JOSEFINA TOCA VIOLINO DESCALÇA E DEIXA-SE LEVAR PELA DANÇA
    •  TEMPESTADES NO TEATRO CAMÕES

O CORPO QUE NUNCA TIVEMOS, FILHO DO REI QUE NUNCA CHEGOU

2012-04-21


Dir-se-á que se a peça não fosse apresentada pela CNB seriam mais evidentes algumas das suas (boas) contradições, assumidas inclusivamente num guião que não ambiciona a sua própria materialização em movimento, mas será para peças como "Perda Preciosa" que existe a CNB.


 
A VIDA É SEMPRE A PERDER
2012-04-18

E isso pode ser ouro sobre azul, mesmo quando o que se perde é D. Sebastião. "Perda Preciosa" junta André e. Teodósio, Rui Lopes Graça e a Companhia Nacional de Bailado num espectáculo que deixou Catarina Homem Marques com tendência para o desapego.
 
FALTOU CUMPRIR SEBASTIÃO


2012-04-13

O país que se fez a partir da perda pode ser mais imaginativo e, portanto, precioso. É esse o statement da peça que André e. Teodósio e Rui Lopes Graça criaram para a Companhia Nacional de Bailado.

 
PERDA PRECIOSA

2012-04-05

Luísa Taveira, directora artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB), desafiou André e. Teodósio a encenar uma coreografia baseada numa figura enigmática da História portuguesa: D. Sebastião.
 
DESEMPREGADOS COM DESCONTOS E ENTRADAS GRATUITAS EM MUSEUS E TEATROS
2012-03-27


Os desempregados podem, a partir de ontem, Dia Mundial do Teatro, entrar de graça nos museus, monumentos e palácios tutelados pelo Governo e ter descontos para espectáculos nos teatros nacionais.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (122)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (8)
Jornais Digitais (56)
Outros (3)
Todas (229)
Consultar Arquivo