NOTÍCIAS


«ROMEU E JULIETA»
NO TEATRO NACIONAL DE SÃO CARLOS



A Companhia Nacional de Bailado volta a dançar em Dezembro, "Romeu e Julieta" no Teatro Nacional de São Carlos, com a participação da Orquestra Sinfónica Portuguesa sob a direcção de Joana Carneiro.

Nos dias 29 e 30 de Dezembro apresenta-se no Teatro Municipal de Almada.

Esta versão de "Romeu e Julieta", coreografada pelo sul-africano John Cranko para o Teatro alla Scala de Milão em 1958, foi estreada pela Companhia Nacional de Bailado no ano de 2001 e é, ainda hoje, uma das versões coreográficas de referência.


Texto DN CARTAZ
Fotografia António Júlio Duarte / CNB
























































































































NOVA COREOGRAFIA DA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO INSPIRADA NA MUSA LÍDIA
2014-11-06

A nova peça da Companhia Nacional de Bailado é dirigida por Paulo Ribeiro com música do compositor Luís Tinoco, num ambiente onírico com referências ao movimento modernista e à musa Lídia, que inspirou grandes nomes da poesia em Portugal.
 
ANDRÉ E. TEODÓSIO
2014-11-02

Encenador, dramaturgo, ator, músico, André e. Teodósio, fundador do coletivo de artistas Teatro Praga, gosta sobretudo de escrever e viajar. Fora e dentro de si. No mês que vem, estreia "Quebra Nozes Quebra Nozes" para a Companhia Nacional de Bailado

 
UM FRESCO DANÇADO SOBRE AS EMOÇÔES HUMANAS
2014-10-22

Criar uma coreografia contemporânea inspirada no Sturm und Drang - o breve e emblemático movimento artístico germânico (literalmente, “tempestade e ímpeto”) que, entre 1760 e 1780, contestou o racionalismo iluminista sinalizando a transição para o subjectivismo romântico - não era um desafio fácil.

 
SENTIR PRIMEIRO, PENSAR DEPOIS E DANÇAR SEMPRE
2014-10-17

Nova criação de Rui Lopes Graça mistura bailarinos e músicos numa peça atravessada por emoções violentas, desmesuradas. Porque havemos de estar sempre a pensar?
 
TEMPESTADES. A CONTAMINAÇÂO DO CLÁSSICO
2014-10-17

Sturm und Drang diz-lhe alguma coisa? Pois bem, é a base do novo espectáculo da CNB. Coreografia de Rui Lopes Graça e música de Pedro Carneiro.


 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (158)
Televisão (33)
Revistas de Dança (5)
Rádio (19)
Blogs (3)
Críticas (13)
Jornais Digitais (65)
Outros (3)
Todas (277)
Consultar Arquivo