NOTÍCIAS


"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto em Braga
HARDMUSICA


Estreado a 28 de Maio deste ano, no Teatro das Figuras, em Faro, o trabalho do coreógrafo espanhol encomendado pela CNB vai novamente subir ao palco para homenagear os Ballets Russes, dirigidos por Sergei Diaghilev, que marcaram a história da dança há um século.

Além da nova versão do clássico criado pelo bailarino russo Nijinsky com base na música de Igor Stravinsky, o programa inclui ainda "As Bodas", de Bronislava Nijinska e "Fauno" de Vasco Wellenkamp, diretor artístico da CNB.

Para homenagear a histórica companhia russa, a CNB apresenta um programa com três coreografias de referência, além de "A Sagração da Primavera", "As Bodas", na versão original de Bronislava Nijinska, e "Fauno", de Vasco Wellenkamp, a partir do tema que inspirou Nijinsky para a criação de "Prelude a l'apres-midi d'un faune".

"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto - sobre uma cerimónia pagã em que uma jovem deve ser sacrificada ao deus da primavera - tem dramaturgia de Nadja Kadel.

A peça coreográfica "As Bodas", sobre as cerimónias de casamento tradicionais na velha Rússia, tem música e argumento de Igor Stravinsky, cenografia e figurinos de Natalia Gontcharova, e foi originalmente apresentado em Paris, no Teatro La Gaîté Lyrique, pelos Ballets Russes, em 1923.

A CNB estreou esta obra no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1994.

"Fauno", de Vasco Wellenkamp, também autor da cenografia e figurinos, aborda a dualidade homem/animal, e estreou no ano passado pela CNB no Teatro Camões, em Lisboa.



JOSEFINA TOCA VIOLINO DESCALÇA E DEIXA-SE LEVAR PELA DANÇA
2014-10-17

Músicos e bailarinos juntam-se em 'Tempestades', a nova coreografia de Rui Lopes Graça com a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra de Câmara Portuguesa. Estreia hoje (17 Out.), no Teatro Camões, Lisboa.

 
COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO ESTREIA TEMPESTADES

2014-10-17

A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada "Tempestades", com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje (17 Out.) estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa.

 
TEMPESTADES NO TEATRO CAMÕES

2014-10-17


"Tempestades" é o nome da nova criação de Rui Lopes Graça com música do compositor Pedro Carneiro.
 
TEMPESTADES EM 4 EMOÇÕES
2014-10-16

Extravasar os estados de alma dá sentido à vida, acredita o coreógrafo. Rui Lopes Graça inspirou-se no século XVIII para criar um espectáculo onde o sentimento se sobrepõe à razão. Falámos com ele para sabermos como.
 
BAILARINOS E MÚSICOS JUNTOS NA PROCURA DA INCERTEZA
2014-10-15

Rui Lopes Graça começou por uma multiplicação. 8x4, portanto, é fazer as contas e no final dá 32.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (135)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (18)
Blogs (3)
Críticas (12)
Jornais Digitais (58)
Outros (3)
Todas (247)
Consultar Arquivo