NOTÍCIAS


"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto em Braga
HARDMUSICA


Estreado a 28 de Maio deste ano, no Teatro das Figuras, em Faro, o trabalho do coreógrafo espanhol encomendado pela CNB vai novamente subir ao palco para homenagear os Ballets Russes, dirigidos por Sergei Diaghilev, que marcaram a história da dança há um século.

Além da nova versão do clássico criado pelo bailarino russo Nijinsky com base na música de Igor Stravinsky, o programa inclui ainda "As Bodas", de Bronislava Nijinska e "Fauno" de Vasco Wellenkamp, diretor artístico da CNB.

Para homenagear a histórica companhia russa, a CNB apresenta um programa com três coreografias de referência, além de "A Sagração da Primavera", "As Bodas", na versão original de Bronislava Nijinska, e "Fauno", de Vasco Wellenkamp, a partir do tema que inspirou Nijinsky para a criação de "Prelude a l'apres-midi d'un faune".

"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto - sobre uma cerimónia pagã em que uma jovem deve ser sacrificada ao deus da primavera - tem dramaturgia de Nadja Kadel.

A peça coreográfica "As Bodas", sobre as cerimónias de casamento tradicionais na velha Rússia, tem música e argumento de Igor Stravinsky, cenografia e figurinos de Natalia Gontcharova, e foi originalmente apresentado em Paris, no Teatro La Gaîté Lyrique, pelos Ballets Russes, em 1923.

A CNB estreou esta obra no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1994.

"Fauno", de Vasco Wellenkamp, também autor da cenografia e figurinos, aborda a dualidade homem/animal, e estreou no ano passado pela CNB no Teatro Camões, em Lisboa.



UM QUEBRA-NOZES QUE É SOBRETUDO UM QUEBRA-CABEÇAS
2014-12-05

O bailarino e coreógrafo Fernando Duarte e o encenador André e. Teodósio recriam para a Companhia Nacional de Bailado o clássico Quebra-Nozes e carregam-no de excessos. Uma estreia para um Natal pouco tradicional.
 
ESTE NATAL A COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO QUEBRA "O QUEBRA-NOZES"
2014-12-05

Dança CNB estreia um clássico todo novo: dramaturgia e encenação de Teodósio, coreografia de Fernando Duarte.
 
HÁ UM NOVO "QUEBRA NOZES" PARA VER
2014-12-05

"Quebra Nozes, Quebra Nozes" é a coreografia que a Companhia Nacional de Bailado estreia na época de Natal. É um clássico da dança, que arrisca agora novos caminhos, e é apresentado até 21 de Dezembro no Teatro Camões, em Lisboa, com coreografia de Fernando Duarte.
 
MARIA CLARA, O QUE É FEITO DE TI?
2014-12-05

Pé ante pé, a história repete-se. O aroma das nozes junta-se ao cabaz natalício. Ao mesmo tempo, a dança apodera-se e quebra a própria tradição. Ouve-se Tchaikovsky e a magia da narrativa regressa. Eis a curiosa e indefinível Clara, pronta para mostrar a duplicidade da vida.
 
VISITAS AO TEATRO CAMÕES DESVENDAM COMO SE FAZ UM ESPETÁCULO
2014-12-03

Desde 2002, o palco da Companhia Nacional de Bailado está virado para o Rio Tejo, em pleno Parque das Nações. Fundada em 1977 e responsável pelas primeiras produções integrais de O Quebra-Nozes, Giselle ou Lago dos Cisnes em Portugal, a Companhia abre as portas do Teatro Camões em visitas guiadas ao público em geral.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (149)
Televisão (31)
Revistas de Dança (5)
Rádio (19)
Blogs (3)
Críticas (13)
Jornais Digitais (61)
Outros (3)
Todas (264)
Consultar Arquivo