NOTÍCIAS


"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto em Braga
HARDMUSICA


Estreado a 28 de Maio deste ano, no Teatro das Figuras, em Faro, o trabalho do coreógrafo espanhol encomendado pela CNB vai novamente subir ao palco para homenagear os Ballets Russes, dirigidos por Sergei Diaghilev, que marcaram a história da dança há um século.

Além da nova versão do clássico criado pelo bailarino russo Nijinsky com base na música de Igor Stravinsky, o programa inclui ainda "As Bodas", de Bronislava Nijinska e "Fauno" de Vasco Wellenkamp, diretor artístico da CNB.

Para homenagear a histórica companhia russa, a CNB apresenta um programa com três coreografias de referência, além de "A Sagração da Primavera", "As Bodas", na versão original de Bronislava Nijinska, e "Fauno", de Vasco Wellenkamp, a partir do tema que inspirou Nijinsky para a criação de "Prelude a l'apres-midi d'un faune".

"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto - sobre uma cerimónia pagã em que uma jovem deve ser sacrificada ao deus da primavera - tem dramaturgia de Nadja Kadel.

A peça coreográfica "As Bodas", sobre as cerimónias de casamento tradicionais na velha Rússia, tem música e argumento de Igor Stravinsky, cenografia e figurinos de Natalia Gontcharova, e foi originalmente apresentado em Paris, no Teatro La Gaîté Lyrique, pelos Ballets Russes, em 1923.

A CNB estreou esta obra no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1994.

"Fauno", de Vasco Wellenkamp, também autor da cenografia e figurinos, aborda a dualidade homem/animal, e estreou no ano passado pela CNB no Teatro Camões, em Lisboa.



ATERRAR COM O CORPO TODO

2013-09-27

Landing, que amanhã se estreia no Teatro Camões, em Lisboa, é a aterragem de Né Barros e dos 11 bailarinos que ela aqui coreografa num lugar indeciso entre o céu e a guerra, o conforto e o confronto, o prazer e a dor — sim, esse lugar indeciso a que, à falta de melhor palavra, chamamos vida.
 
O REGRESSO DE KEERSMAEKER
2013-09-26

Regressa, em Outubro, ao palco do Teatro Camões, em Lisboa, o programa composto por três obras de Anne Teresa De Keersmaeker. "L'Après-midi de'un Faune", "Grosse Fuge" e "Noite Transfigurada" passaram por Lisboa no último trismestre de 2012, ano em que a coreógrafa belga foi Artista na Cidade (...).
 
NETO DE CHARLIE CHAPLIN ESTREIA-SE EM PORTUGAL
2013-09-24

Director do Teatro de La Ville, em Paris, classifica este espectáculo como um “momento excepcional para os espectadores e para o público”.

 
A LUTA DE UM HOMEM SÓ

2013-09-20

James Thiérrée estreia-se em Portugal, incluído na programação Paris-Lisboa, com uma peça onde, sozinho em palco, questiona a existência. Dias 24 e 25, no Teatro Camões, em Lisboa, vamos descobrir a luta de Raoul.
 
O BALLETEATRO FAZ 30 ANOS E OS CONVIDADOS SÃO DE LUXO
2013-09-13

No epicentro dos 30 anos, destaque para "Landing", a nova peça de Né Barros, que estreia no Teatro Camões, em Lisboa, a 28 Setembro.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (111)
Televisão (24)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (2)
Críticas (8)
Jornais Digitais (50)
Outros (3)
Todas (207)
Consultar Arquivo