NOTÍCIAS


"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto em Braga
HARDMUSICA


Estreado a 28 de Maio deste ano, no Teatro das Figuras, em Faro, o trabalho do coreógrafo espanhol encomendado pela CNB vai novamente subir ao palco para homenagear os Ballets Russes, dirigidos por Sergei Diaghilev, que marcaram a história da dança há um século.

Além da nova versão do clássico criado pelo bailarino russo Nijinsky com base na música de Igor Stravinsky, o programa inclui ainda "As Bodas", de Bronislava Nijinska e "Fauno" de Vasco Wellenkamp, diretor artístico da CNB.

Para homenagear a histórica companhia russa, a CNB apresenta um programa com três coreografias de referência, além de "A Sagração da Primavera", "As Bodas", na versão original de Bronislava Nijinska, e "Fauno", de Vasco Wellenkamp, a partir do tema que inspirou Nijinsky para a criação de "Prelude a l'apres-midi d'un faune".

"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto - sobre uma cerimónia pagã em que uma jovem deve ser sacrificada ao deus da primavera - tem dramaturgia de Nadja Kadel.

A peça coreográfica "As Bodas", sobre as cerimónias de casamento tradicionais na velha Rússia, tem música e argumento de Igor Stravinsky, cenografia e figurinos de Natalia Gontcharova, e foi originalmente apresentado em Paris, no Teatro La Gaîté Lyrique, pelos Ballets Russes, em 1923.

A CNB estreou esta obra no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1994.

"Fauno", de Vasco Wellenkamp, também autor da cenografia e figurinos, aborda a dualidade homem/animal, e estreou no ano passado pela CNB no Teatro Camões, em Lisboa.



A PONTA FELIZ DA BAILARINA
2015-02-07

Tiago Rodrigues activou uma notável táctica de autoria descentralizada que estimula profissionais com invejáveis carreiras a criarem uma obra comum emocionante.

 
PIANO DE MÁRIO LAGINHA E MEMÓRIAS DE BARBORA HRUSKOVA NO TEATRO CAMÕES
2015-02-05

"A Perna Esquerda de Tchaikovsky" é uma peça para uma bailarina e um pianista. O espetáculo revisita a carreira e as memórias do corpo de quem levou a vida a dançar. Está até dia 15 de fevereiro no Teatro Camões, em Lisboa.
 
BARBORA JÁ PODE CORRER NA RUA SEM MEDO
2015-01-30

Após ter anunciado em Junho de 2014 a sua despedida como bailarina, Barbora Hruskova regressa ao Teatro Camões, em Lisboa. Em A Perna Esquerda de Tchaikovsky, cruza memórias de coreografias com um tom confessional escrito por Tiago Rodrigues e acompanhado ao piano por Mário Laginha.

 
O SONHO TORNADO REALIDADE
2014-12-13

O "Quebra-Nozes" já não é o que era, mas ainda é um pouco o que era, na nova versão da CNB
 
QUEBRA NOZES NA CNB COM OUTRAS CORES
2014-12-12

A Companhia Nacional de Bailado tem em cena O Quebra Nozes.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (155)
Televisão (32)
Revistas de Dança (5)
Rádio (19)
Blogs (3)
Críticas (13)
Jornais Digitais (64)
Outros (3)
Todas (271)
Consultar Arquivo