NOTÍCIAS


"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto em Braga
HARDMUSICA


Estreado a 28 de Maio deste ano, no Teatro das Figuras, em Faro, o trabalho do coreógrafo espanhol encomendado pela CNB vai novamente subir ao palco para homenagear os Ballets Russes, dirigidos por Sergei Diaghilev, que marcaram a história da dança há um século.

Além da nova versão do clássico criado pelo bailarino russo Nijinsky com base na música de Igor Stravinsky, o programa inclui ainda "As Bodas", de Bronislava Nijinska e "Fauno" de Vasco Wellenkamp, diretor artístico da CNB.

Para homenagear a histórica companhia russa, a CNB apresenta um programa com três coreografias de referência, além de "A Sagração da Primavera", "As Bodas", na versão original de Bronislava Nijinska, e "Fauno", de Vasco Wellenkamp, a partir do tema que inspirou Nijinsky para a criação de "Prelude a l'apres-midi d'un faune".

"A Sagração da Primavera" de Cayetano Soto - sobre uma cerimónia pagã em que uma jovem deve ser sacrificada ao deus da primavera - tem dramaturgia de Nadja Kadel.

A peça coreográfica "As Bodas", sobre as cerimónias de casamento tradicionais na velha Rússia, tem música e argumento de Igor Stravinsky, cenografia e figurinos de Natalia Gontcharova, e foi originalmente apresentado em Paris, no Teatro La Gaîté Lyrique, pelos Ballets Russes, em 1923.

A CNB estreou esta obra no Centro Cultural de Belém, em Lisboa, em 1994.

"Fauno", de Vasco Wellenkamp, também autor da cenografia e figurinos, aborda a dualidade homem/animal, e estreou no ano passado pela CNB no Teatro Camões, em Lisboa.



DANÇAS DE CORTE EM TEMPOS DE REVOLUÇÃO
2014-04-24

Anne Teresa de Keersmaeker regressa a Lisboa pela mão da Companhia Nacional de Bailado que integra no seu repertório Mozart Concert Arias: Un Moto di Gioia. Um divertimento coreográfico que mostrou, em 1993, a inteligência de alguém que não queria caber em norma nenhuma.
 
VALE A PENA IR VER "MOZART CONCERT ARIAS"
2014-04-23

A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker pôs bailarinos e sopranos a contracenar.
 
KEERSMAEKER TRAZ "MOZART" AO CAMÕES
2014-04-21

A bailarina e coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker deixou-se encantar pela música de Mozart e concebeu, em 1992, 'Mozart Concert Arias', espetáculo que resulta de uma residência artística no Théâtre la Monnaie, em Bruxelas. E é este trabalho que a criadora vai agora apresentar no palco do Teatro Camões, em Lisboa, com os bailarinos da CNB - Companhia Nacional de Bailado.

 
CONFERÊNCIA "MOZART E AS ÁRIAS PARA SOPRANO" NO TEATRO CAMÕES
2014-04-08

A música de Mozart e em concretas as árias para soprano, que são o mote do programa que marca a próxima estreia da CNB, serão o tema central desta conversa.
 
CNB DANÇA ÁRIAS DE MOZART NO TEATRO CAMÕES
2014-04-07

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai interpretar, a partir de 24 de abril, no Teatro Camões, em Lisboa, a coreografia "Mozart Concert Arias", criada a partir dos temas do amor e da volúpia, por Anne Teresa De Keersmaeker.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (123)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (9)
Jornais Digitais (57)
Outros (3)
Todas (230)
Consultar Arquivo