NOTÍCIAS


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO ESTREIA TEMPESTADES

RTP
RTP




A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada "Tempestades", com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa. "Tempestades" estará em palco entre hoje e 26 de outubro, com música de Joseph Haydn, figurinos de Mariana Sá Nogueira, desenho de luz de Nuno Meira e interpretação musical da Orquestra de Câmara Portuguesa.
De acordo com a CNB, para criar este espetáculo, o coreógrafo Rui Lopes Graça e o maestro Pedro Carneiro inspiraram-se no movimento alemão "Sturm und Drang" ("Tempestade e Ímpeto"), nascido nas décadas de sessenta e setenta do século XVIII. Esta corrente, que se estendeu a várias áreas artísticas, combateu a racionalidade do movimento intelectual do Iluminismo e as regras rígidas do classicismo francês, defendendo o oposto, as "explosões" de irracionalidade e as emoções "selvagens".
Os dois criadores portugueses reúnem agora uma nova coreografia inspirada neste êxtase emocional e a música de Joseph Haydn, composta num estado de alma idêntico. Pedro Carneiro, compositor e maestro, é diretor artístico da Orquestra de Câmara Portuguesa, e o coreógrafo Rui Lopes Graça, atualmente coordenador de projetos especiais da CNB, recebeu em 2012 o Prémio Sociedade Portuguesa de Autores para melhor coreografia com "Perda Preciosa", criada em parceria com André E. Teodósio.


 
 

Notícias relacionadas:
    •  “TEMPESTADES” DE RUI LOPES GRAÇA ESTREIA EM OUTUBRO PELA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

    •  JOSEFINA TOCA VIOLINO DESCALÇA E DEIXA-SE LEVAR PELA DANÇA
    •  TEMPESTADES NO TEATRO CAMÕES

LA DESOLACIÓN DE ORFEU

2014-03-07


La quinta colaboración de la coreógrafa lusa Olga Roriz con el ensamble dirigido por Luísa Taveira sirve para conmemorar el tercer centenario del nacimiento del reformador de la ópera, Christoph Gluck. En el estreno de “Orfeu e Eurídice”, sobresalieron Carlos Pinillos y Filipa de Castro.

 
OLGA RORIZ APRESENTA NOVO TRABALHO NO TEATRO CAMÕES

2014-03-06

A mais recente coreografia de Olga Roriz chama-se "Orfeu e Eurídice". A peça estreou-se no Teatro Camões e é acompanhada ao vivo pela orquestra barroca Divino Sospiro.

 
ORFEU E EURÍDICE |  RTP 2 - AGORA
2014-03-02

"A orquestra é mais uma personagem (...)" refere Massimmo Mazzeo ao programa AGORA. Conheça as entrevistas a Olga Roriz (coreógrafa), Massimmo Mazzeo (diretor musical), Nuno Carinhas (cenógrafo e figurinista), Miguel Ramalho e Filipa de Castro (bailarinos). Reportagem a partir do minuto 31.
 
AMOR DE COSTAS CEGAS

2014-02-28

Olga Roriz, coreógrafa passional, enfrenta o mito de Orfeu e Eurídice numa coreografia desenhada para os corpos da Companhia Nacional de Bailado. Até 16 de Março, no Teatro Camões, dança-se o preço da dor, do ego e da traição.
 
OLGA RORIZ ESTREIA "ORFEU E EURÍDICE" NO TEATRO CAMÕES
2014-02-27

A coreografia foi encomendada pela Companhia Nacional de Bailado. É uma vertigem de dor e lamento a música de Christoph Willibald Gluck estreada em 1762 e agora interpretada pela orquestra barroca Divino Sospiro, dirigida por Massimo Mazzeo.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (122)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (8)
Jornais Digitais (56)
Outros (3)
Todas (229)
Consultar Arquivo