NOTÍCIAS


Piazzola inspira Companhia de Bailado
Jornal de Notícias


O coreógrafo holandês Hans van Manen orgulha-se de ter sido o primeiro a usar a música do "fabuloso compositor" Astor Piazzola para um bailado, em 1977, intitulado "5 Tangos", que será apresentado a partir de amanhã, às 21 horas, em Lisboa.

O trabalho de van Manen vai estar em destaque no programa de dança da Companhia Nacional de Bailado (CNB) deste mês, que inclui ainda a peça "Adagio Hammerklavier", esta com estreia em Lisboa.

Enquanto em "5 Tangos" o coreógrafo explorou os fortes sentimentos evocados por este estilo de música, mas incluindo a dança em pontas, "Adagio Hammerklavier" representa uma homenagem às virtudes do bailado clássico e é dançado por um elenco de seis bailarinos. As duas peças revelam a versatilidade de Hans van Manen para coreografar em contextos musicais tão diversificados como os de Piazzola e Beethoven.

Hans van Manen nasceu em Amstelveen, na Holanda, há 77 anos, e continua a criar coreografias com um ritmo intenso, numa carreira profissional iniciada em 1951, no Ballet Recital de Sonia Gaskell.

Em Portugal, o Ballet Gulbenkian dançou sete coreografias de Hans van Manen, entre 1992 e 1998, das quais se destacam "Canções sem palavras" (1978), "5 Tangos" (1982) e "Grosse fuga" (1988).

Hans van Manen, que estará uns dias em Lisboa para acompanhar os espectáculos da CNB, revelou que está neste momento a criar uma nova peça coreográfica com base em canções alemãs.

Integrado no programa "Dançar em casa", o novo espectáculo da CNB é repetido na sexta e no sábado, às 21 horas, e no domingo, às 16, com actuações ainda a 4 e 5 de Março, às 21 horas, e no dia 6, às 16, sempre no Teatro Camões.

O programa de três bailados inclui ainda "Serenade", de George Balanchine (1904-1983).




CNB APRESENTA NOVA PRODUÇÃO "DANCE BAILARINA DANCE"

2013-04-26

Em estreia absoluta esta noite no Teatro Camões, em Lisboa, "Dance Bailarina Dance" é uma nova produção da Companhia Nacional de Bailado, que conta com coreografia de Clara Andermatt e música de João Lucas.
 
DONATIVOS À AMNISTIA INTERNACIONAL VALEM CONVITES PARA BAILADO
2013-04-17

Quer assistir ao bailado "Dance Bailarina Dance"? Faça um donativo à Amnistia Internacional e, graças à iniciativa solidária da Companhia Nacional de Bailado, receberá um convite para o ensaio geral.
 
SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA O DIA DA MÃE
2013-04-08

Dance Bailarina Dance

Os anos 40 e 50 do século passado são considerados os anos de ouro do cinema musical americano.
Espetáculo a não perder!! Pela Companhia Nacional de Bailado.
 
8 EVENTOS A NÃO PERDER: DANCE BAILARINA DANCE

2013-04-01

Se ao ler o título se lembrou de uma música eternizada por Frank Sinatra, está no caminho certo.
 
NOS BASTIDORES DO LAGOS DOS CISNES - VISÃO

2013-02-21

Há beleza, elegância, graciosidade... Mas também esforço físico, muitas horas de treino, cansaço. Assim são os bastidores d'O Lago dos Cisnes, uma produção da Companhia Nacional de Bailado, acompanhada pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, com cinematografia de Edgar Pêra e figurinos de José António Tenente. Para ver, no Teatro Camões, Lisboa, até 3 de março.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (111)
Televisão (24)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (2)
Críticas (8)
Jornais Digitais (50)
Outros (3)
Todas (207)
Consultar Arquivo