NOTÍCIAS


Piazzola inspira Companhia de Bailado
Jornal de Notícias


O coreógrafo holandês Hans van Manen orgulha-se de ter sido o primeiro a usar a música do "fabuloso compositor" Astor Piazzola para um bailado, em 1977, intitulado "5 Tangos", que será apresentado a partir de amanhã, às 21 horas, em Lisboa.

O trabalho de van Manen vai estar em destaque no programa de dança da Companhia Nacional de Bailado (CNB) deste mês, que inclui ainda a peça "Adagio Hammerklavier", esta com estreia em Lisboa.

Enquanto em "5 Tangos" o coreógrafo explorou os fortes sentimentos evocados por este estilo de música, mas incluindo a dança em pontas, "Adagio Hammerklavier" representa uma homenagem às virtudes do bailado clássico e é dançado por um elenco de seis bailarinos. As duas peças revelam a versatilidade de Hans van Manen para coreografar em contextos musicais tão diversificados como os de Piazzola e Beethoven.

Hans van Manen nasceu em Amstelveen, na Holanda, há 77 anos, e continua a criar coreografias com um ritmo intenso, numa carreira profissional iniciada em 1951, no Ballet Recital de Sonia Gaskell.

Em Portugal, o Ballet Gulbenkian dançou sete coreografias de Hans van Manen, entre 1992 e 1998, das quais se destacam "Canções sem palavras" (1978), "5 Tangos" (1982) e "Grosse fuga" (1988).

Hans van Manen, que estará uns dias em Lisboa para acompanhar os espectáculos da CNB, revelou que está neste momento a criar uma nova peça coreográfica com base em canções alemãs.

Integrado no programa "Dançar em casa", o novo espectáculo da CNB é repetido na sexta e no sábado, às 21 horas, e no domingo, às 16, com actuações ainda a 4 e 5 de Março, às 21 horas, e no dia 6, às 16, sempre no Teatro Camões.

O programa de três bailados inclui ainda "Serenade", de George Balanchine (1904-1983).




KEERSMAEKER TRAZ "MOZART" AO CAMÕES
2014-04-21

A bailarina e coreógrafa belga Anne Teresa De Keersmaeker deixou-se encantar pela música de Mozart e concebeu, em 1992, 'Mozart Concert Arias', espetáculo que resulta de uma residência artística no Théâtre la Monnaie, em Bruxelas. E é este trabalho que a criadora vai agora apresentar no palco do Teatro Camões, em Lisboa, com os bailarinos da CNB - Companhia Nacional de Bailado.

 
CONFERÊNCIA "MOZART E AS ÁRIAS PARA SOPRANO" NO TEATRO CAMÕES
2014-04-08

A música de Mozart e em concretas as árias para soprano, que são o mote do programa que marca a próxima estreia da CNB, serão o tema central desta conversa.
 
CNB DANÇA ÁRIAS DE MOZART NO TEATRO CAMÕES
2014-04-07

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) vai interpretar, a partir de 24 de abril, no Teatro Camões, em Lisboa, a coreografia "Mozart Concert Arias", criada a partir dos temas do amor e da volúpia, por Anne Teresa De Keersmaeker.

 
A ESCOLA VAI AO BAILADO

2014-03-28


No passado dia 5 de março de 2014, integrado na parceria da Equipa de Educação Artística (EEA) - DGE/MEC com a CNB – Projeto de Aproximação à Dança, alunos da Casa Pia de Lisboa e do Complemento de Apoio à Família da Escola Básica Cataventos da Paz, do Agrupamento de Escolas Emídio Navarro, em Almada, assistiram ao bailado Orfeu e Eurídice, pela Companhia Nacional de Bailado, no Teatro Camões.


 
LA DESOLACIÓN DE ORFEU

2014-03-07


La quinta colaboración de la coreógrafa lusa Olga Roriz con el ensamble dirigido por Luísa Taveira sirve para conmemorar el tercer centenario del nacimiento del reformador de la ópera, Christoph Gluck. En el estreno de “Orfeu e Eurídice”, sobresalieron Carlos Pinillos y Filipa de Castro.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (136)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (18)
Blogs (3)
Críticas (12)
Jornais Digitais (58)
Outros (3)
Todas (248)
Consultar Arquivo