NOTÍCIAS


Piazzola inspira Companhia de Bailado
Jornal de Notícias


O coreógrafo holandês Hans van Manen orgulha-se de ter sido o primeiro a usar a música do "fabuloso compositor" Astor Piazzola para um bailado, em 1977, intitulado "5 Tangos", que será apresentado a partir de amanhã, às 21 horas, em Lisboa.

O trabalho de van Manen vai estar em destaque no programa de dança da Companhia Nacional de Bailado (CNB) deste mês, que inclui ainda a peça "Adagio Hammerklavier", esta com estreia em Lisboa.

Enquanto em "5 Tangos" o coreógrafo explorou os fortes sentimentos evocados por este estilo de música, mas incluindo a dança em pontas, "Adagio Hammerklavier" representa uma homenagem às virtudes do bailado clássico e é dançado por um elenco de seis bailarinos. As duas peças revelam a versatilidade de Hans van Manen para coreografar em contextos musicais tão diversificados como os de Piazzola e Beethoven.

Hans van Manen nasceu em Amstelveen, na Holanda, há 77 anos, e continua a criar coreografias com um ritmo intenso, numa carreira profissional iniciada em 1951, no Ballet Recital de Sonia Gaskell.

Em Portugal, o Ballet Gulbenkian dançou sete coreografias de Hans van Manen, entre 1992 e 1998, das quais se destacam "Canções sem palavras" (1978), "5 Tangos" (1982) e "Grosse fuga" (1988).

Hans van Manen, que estará uns dias em Lisboa para acompanhar os espectáculos da CNB, revelou que está neste momento a criar uma nova peça coreográfica com base em canções alemãs.

Integrado no programa "Dançar em casa", o novo espectáculo da CNB é repetido na sexta e no sábado, às 21 horas, e no domingo, às 16, com actuações ainda a 4 e 5 de Março, às 21 horas, e no dia 6, às 16, sempre no Teatro Camões.

O programa de três bailados inclui ainda "Serenade", de George Balanchine (1904-1983).




COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO RECUPERA TRÊS PEÇAS ESSENCIAIS DE ANNE TERESA DE KEERSMAEKER
2013-10-11

A Companhia Nacional de Bailado leva ao palco do Teatro Camões, em Lisboa, um programa de três coreografias de Anne Teresa De Keersmaeker. Trata-se das peças coreográficas “Prelúdio à sesta de um Fauno”, “A Grande Fuga” e “Noite Transfigurada”, que tornaram a belga num nome incontornável no panorama da dança contemporânea internacional.

 
ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO A FAVOR DA CERCI LISBOA
2013-10-08

A Companhia Nacional de Bailado juntou-se à CERCI Lisboa (Cooperativa de
Educação e Reabilitação de Cidadãos  com Incapacidades) e decidiu abrir
as portas de um dos seus ensaios para angariar fundos para as
actividades desta entidade de inclusão social.
 
ATERRAR COM O CORPO TODO

2013-09-27

Landing, que amanhã se estreia no Teatro Camões, em Lisboa, é a aterragem de Né Barros e dos 11 bailarinos que ela aqui coreografa num lugar indeciso entre o céu e a guerra, o conforto e o confronto, o prazer e a dor — sim, esse lugar indeciso a que, à falta de melhor palavra, chamamos vida.
 
O REGRESSO DE KEERSMAEKER
2013-09-26

Regressa, em Outubro, ao palco do Teatro Camões, em Lisboa, o programa composto por três obras de Anne Teresa De Keersmaeker. "L'Après-midi de'un Faune", "Grosse Fuge" e "Noite Transfigurada" passaram por Lisboa no último trismestre de 2012, ano em que a coreógrafa belga foi Artista na Cidade (...).
 
NETO DE CHARLIE CHAPLIN ESTREIA-SE EM PORTUGAL
2013-09-24

Director do Teatro de La Ville, em Paris, classifica este espectáculo como um “momento excepcional para os espectadores e para o público”.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (122)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (8)
Jornais Digitais (56)
Outros (3)
Todas (229)
Consultar Arquivo