NOTÍCIAS


CNB dança coreografias de Balanchine, Rui Lopes Graça e Clug | JORNAL HARDMUSICA

Jornal HARDMUSICA
ES


O novo programa - composto pelas peças "Serenade", "À Flor da Pele" e "Four Reasons" - será apresentado no Teatro Camões quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21:00, e domingo às 16:00.
Fonte da CNB indicou à Lusa que a coreografia de Edward Clug - "Four Reasons" - será acompanhada por música ao vivo interpretada pelo próprio compositor, Milko Lazar, ao piano, e pelo violinista Vasilij Meljnikov.
O programa começa com "Serenade", uma coreografia de George Balanchine, considerada um marco na história da dança. Foi o primeiro bailado originalmente criado por Balanchine na América, e constitui também uma das obras mais emblemáticas do reportório do New York City Ballet.
Segue-se no programa "À Flor da Pele", coreografia na qual Rui Lopes Graça aborda as emoções e as lutas interiores, acompanhada ao som dos estudos para piano N.º 1, 2, 6 e 8 (Vol. 1) de Philip Glass.
A concluir, "Four Reasons", de Edward Clug, revela a interactividade entre dois músicos - que tocam ao vivo - e oito bailarinos, cujos movimentos se sustentam na música original do pianista Milko Lazar.
O espectáculo, para maiores de seis anos, será também apresentado dia 17 de Outubro, às 16:00, especialmente para famílias.



CNB APRESENTA "GESTO CONTÍNUO" DIA 29 JUNHO

2013-06-21

A Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta no dia 29 de Junho, às 21h no Teatro Camões o espectáculo de Gesto Contínuo. A entrada é livre.
 
A VERDADEIRA PRIMAVERA REVOLUCIONÁRIA
2013-05-29

ASagração da Primavera estreou há 100 anos em Paris e causou um motim. O que é que ainda a torna contemporânea?
 
CEM ANOS DE ENIGMA

2013-05-25

É o fim de uma época e o nascimento de uma nova que "A Sagração da Primavera" marca, a 29 de maio de 1913, aquando da sua estreia mundial perante uma elite de espectadores parisienses no Teatro dos Campos Elísios.

 
TRIUNFO DA PRIMAVERA
2013-05-23

A sinfonia foi apupada na estreia, em Paris, em Maio de 2013. Cem anos depois, contamos-lhe a história da música que inspirou duas criações de Olga Roriz, em cena esta semana.

 
DO PUGILATO À CONSAGRAÇÃO
2013-05-22

Uma das obras maiores da dança completa agora 100 anos de existência e a Companhia Nacional de Bailado assinala a data com a reposição da versão de Olga Roriz. Catarina Homem Marques foi atrás das cinco coisas que tem mesmo de saber sobre A Sagração da Primavera.
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (112)
Televisão (24)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (2)
Críticas (8)
Jornais Digitais (50)
Outros (3)
Todas (208)
Consultar Arquivo