NOTÍCIAS


CNB dança coreografias de Balanchine, Rui Lopes Graça e Clug | JORNAL HARDMUSICA

Jornal HARDMUSICA
ES


O novo programa - composto pelas peças "Serenade", "À Flor da Pele" e "Four Reasons" - será apresentado no Teatro Camões quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21:00, e domingo às 16:00.
Fonte da CNB indicou à Lusa que a coreografia de Edward Clug - "Four Reasons" - será acompanhada por música ao vivo interpretada pelo próprio compositor, Milko Lazar, ao piano, e pelo violinista Vasilij Meljnikov.
O programa começa com "Serenade", uma coreografia de George Balanchine, considerada um marco na história da dança. Foi o primeiro bailado originalmente criado por Balanchine na América, e constitui também uma das obras mais emblemáticas do reportório do New York City Ballet.
Segue-se no programa "À Flor da Pele", coreografia na qual Rui Lopes Graça aborda as emoções e as lutas interiores, acompanhada ao som dos estudos para piano N.º 1, 2, 6 e 8 (Vol. 1) de Philip Glass.
A concluir, "Four Reasons", de Edward Clug, revela a interactividade entre dois músicos - que tocam ao vivo - e oito bailarinos, cujos movimentos se sustentam na música original do pianista Milko Lazar.
O espectáculo, para maiores de seis anos, será também apresentado dia 17 de Outubro, às 16:00, especialmente para famílias.



OLGA RORIZ ESTREIA "ORFEU E EURÍDICE" NO TEATRO CAMÕES
2014-02-27

A coreografia foi encomendada pela Companhia Nacional de Bailado. É uma vertigem de dor e lamento a música de Christoph Willibald Gluck estreada em 1762 e agora interpretada pela orquestra barroca Divino Sospiro, dirigida por Massimo Mazzeo.

 
LAMENTO DE AMOR
2014-02-27

Não é uma ópera que aqui se apresenta, mas uma peça de dança, esclarece, desde logo, a coreógrafa Olga Roriz.

 
E VIVERAM IMPOSSÍVEIS PARA SEMPRE
2014-02-26

Olga Roriz faz do mito de Orfeu um longo e eterno lamento. Não há que temer, avisa Gonçalo Frota, não falta beleza a um amor consumido pela dor.

 
OS SACRIFÍCIOS EM NOME DO AMOR NA PEÇA DE OLGA RORIZ

2014-02-25

A nova coreografia de Olga Roriz, "Orfeu e Eurídice", que se estreia na quinta-feira, em Lisboa, inspirada na tragédia do mito grego, coloca em palco os sacrifícios que se fazem por amor, disse a artista à agência Lusa.

 
DIE DREI SAULEN DES ERFOLGS

2013-12-31

Temperamento, energia e expressão combinadas entre os bailarinos principais da Companhia Nacional de Bailado, Filipa de Castro e Carlos Pinillos, em "Cantata" de Bigonzetti.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (123)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (9)
Jornais Digitais (57)
Outros (3)
Todas (230)
Consultar Arquivo