NOTÍCIAS


CNB dança coreografias de Balanchine, Rui Lopes Graça e Clug | JORNAL HARDMUSICA

Jornal HARDMUSICA
ES


O novo programa - composto pelas peças "Serenade", "À Flor da Pele" e "Four Reasons" - será apresentado no Teatro Camões quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21:00, e domingo às 16:00.
Fonte da CNB indicou à Lusa que a coreografia de Edward Clug - "Four Reasons" - será acompanhada por música ao vivo interpretada pelo próprio compositor, Milko Lazar, ao piano, e pelo violinista Vasilij Meljnikov.
O programa começa com "Serenade", uma coreografia de George Balanchine, considerada um marco na história da dança. Foi o primeiro bailado originalmente criado por Balanchine na América, e constitui também uma das obras mais emblemáticas do reportório do New York City Ballet.
Segue-se no programa "À Flor da Pele", coreografia na qual Rui Lopes Graça aborda as emoções e as lutas interiores, acompanhada ao som dos estudos para piano N.º 1, 2, 6 e 8 (Vol. 1) de Philip Glass.
A concluir, "Four Reasons", de Edward Clug, revela a interactividade entre dois músicos - que tocam ao vivo - e oito bailarinos, cujos movimentos se sustentam na música original do pianista Milko Lazar.
O espectáculo, para maiores de seis anos, será também apresentado dia 17 de Outubro, às 16:00, especialmente para famílias.



TEMPESTADES EM 4 EMOÇÕES
2014-10-16

Extravasar os estados de alma dá sentido à vida, acredita o coreógrafo. Rui Lopes Graça inspirou-se no século XVIII para criar um espectáculo onde o sentimento se sobrepõe à razão. Falámos com ele para sabermos como.
 
BAILARINOS E MÚSICOS JUNTOS NA PROCURA DA INCERTEZA
2014-10-15

Rui Lopes Graça começou por uma multiplicação. 8x4, portanto, é fazer as contas e no final dá 32.
 
O FUTURO DA ESPERANÇA

2014-10-11

O que fica de uma forma quando uma emoção básica a destrói? Esta é uma das questões de "Tempestades", a peça em estreia da CNB.
 
ANNE TERESA DE KEERSMAEKER HOMENAGEADA COM MEDALHA DE MÉRITO CULTURAL
2014-09-30


A coreógrafa belga Anne Teresa de Keersmaeker recebeu a Medalha de Mérito Cultural, do Ministério da Cultura. O galardão foi entregue ontem à noite, no Teatro Camões, pelo secretário de Estado Jorge Barreto Xavier.
 
“TEMPESTADES” DE RUI LOPES GRAÇA ESTREIA EM OUTUBRO PELA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO

2014-09-24


A coreografia "Tempestades" de Rui Lopes Graça, com conceção musical de Pedro Carneiro, vai ter estreia mundial a 17 de outubro pela Companhia Nacional de Bailado no Teatro Camões, em Lisboa.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (142)
Televisão (29)
Revistas de Dança (5)
Rádio (18)
Blogs (3)
Críticas (13)
Jornais Digitais (59)
Outros (3)
Todas (254)
Consultar Arquivo