NOTÍCIAS


CNB dança coreografias de Balanchine, Rui Lopes Graça e Clug | JORNAL HARDMUSICA

Jornal HARDMUSICA
ES


O novo programa - composto pelas peças "Serenade", "À Flor da Pele" e "Four Reasons" - será apresentado no Teatro Camões quinta-feira, sexta-feira e sábado às 21:00, e domingo às 16:00.
Fonte da CNB indicou à Lusa que a coreografia de Edward Clug - "Four Reasons" - será acompanhada por música ao vivo interpretada pelo próprio compositor, Milko Lazar, ao piano, e pelo violinista Vasilij Meljnikov.
O programa começa com "Serenade", uma coreografia de George Balanchine, considerada um marco na história da dança. Foi o primeiro bailado originalmente criado por Balanchine na América, e constitui também uma das obras mais emblemáticas do reportório do New York City Ballet.
Segue-se no programa "À Flor da Pele", coreografia na qual Rui Lopes Graça aborda as emoções e as lutas interiores, acompanhada ao som dos estudos para piano N.º 1, 2, 6 e 8 (Vol. 1) de Philip Glass.
A concluir, "Four Reasons", de Edward Clug, revela a interactividade entre dois músicos - que tocam ao vivo - e oito bailarinos, cujos movimentos se sustentam na música original do pianista Milko Lazar.
O espectáculo, para maiores de seis anos, será também apresentado dia 17 de Outubro, às 16:00, especialmente para famílias.



HÁ UM NOVO "QUEBRA NOZES" PARA VER
2014-12-05

"Quebra Nozes, Quebra Nozes" é a coreografia que a Companhia Nacional de Bailado estreia na época de Natal. É um clássico da dança, que arrisca agora novos caminhos, e é apresentado até 21 de Dezembro no Teatro Camões, em Lisboa, com coreografia de Fernando Duarte.
 
MARIA CLARA, O QUE É FEITO DE TI?
2014-12-05

Pé ante pé, a história repete-se. O aroma das nozes junta-se ao cabaz natalício. Ao mesmo tempo, a dança apodera-se e quebra a própria tradição. Ouve-se Tchaikovsky e a magia da narrativa regressa. Eis a curiosa e indefinível Clara, pronta para mostrar a duplicidade da vida.
 
VISITAS AO TEATRO CAMÕES DESVENDAM COMO SE FAZ UM ESPETÁCULO
2014-12-03

Desde 2002, o palco da Companhia Nacional de Bailado está virado para o Rio Tejo, em pleno Parque das Nações. Fundada em 1977 e responsável pelas primeiras produções integrais de O Quebra-Nozes, Giselle ou Lago dos Cisnes em Portugal, a Companhia abre as portas do Teatro Camões em visitas guiadas ao público em geral.
 
DA POESIA À DANÇA
2014-11-13

Paulo Ribeiro e Luís Tinoco criam a partir do poema de Ricardo Reis
 
A MATÉRIA FEMININA
2014-11-12

Uma linha de mulheres evolui em silêncio no fundo do palco. Este é o princípio e em parte o fim
 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (156)
Televisão (32)
Revistas de Dança (5)
Rádio (19)
Blogs (3)
Críticas (13)
Jornais Digitais (65)
Outros (3)
Todas (272)
Consultar Arquivo