NOTÍCIAS


Mestre Júlio Resende mostra “Lugar de Desenho” | Rádio Renascença

Rádio Renascença
Maria João Costa


Mestre Júlio Resende mostra “Lugar de Desenho”

Descobrir o “Lugar de Desenho” de mestre Júlio Resende é um dos objectivos deste “Ensaio Geral” que vai também falar com o escritor José Rentes de Carvalho, passa pelo cinema e dá um passo de dança.

Uma floresta de plátanos em tons dourados, ao longe um castelo... Este é o cenário de “Giselle”, criado para o bailado dançado pela Companhia Nacional de Bailado em 1987 no Teatro São Carlos, em Lisboa, e que agora foi recuperado para uma nova temporada 22 anos depois.

O “Ensaio Geral” falou com Filipa de Castro, a bailarina que vai vestir o papel de “Giselle”.

"Afterschool" chegou hoje aos cinemas. É a primeira longa-metragem de António Campos, um jovem realizador de 26 anos que tem  ascendência brasileira e vive em Nova Iorque.

É um filme sobre uma geração que vive mergulhada na internet, obcecada com a imagem e constantemente a ser filmada.

Escreve em português porque tem medo de esquecer a sua língua. É um fenómeno de vendas na Holanda. Em Portugal, poucos o conhecem. José Rentes de Carvalho, 79 anos, nasceu em Vila Nova de Gaia, mas os genes transmontanos são uma marca em toda a sua literatura.

"Ernestina" é uma das obras que está de novo nas livrarias. Escrito em 1998, este romance autobiográfico traça um retrato de Trás-os-Montes e presta uma homenagem à mãe do autor.

Tem 92 anos e não passa um dia sem pintar. Júlio Resende, mestre da pintura portuguesa, tem há 12 anos uma casa museu em Gondomar que o Ensaio Geral visitou.

Uma reportagem no Lugar do Desenho do mestre Júlio Resende que poderá ver em vídeo, no site da Renascença, num trabalho de André Rodrigues e Leticia Amorim.

É precisamente desta artista maior das artes portuguesas que fala Guilherme d'Oliveira Martins, presidente do Centro Nacional de Cultura - colaborador semanal do Ensaio Geral

No Jardim de Inverno da Casa-Museu Medeiros e Almeida, em Lisboa, poderá ouvir o agrupamento Mezza Voce Ensemble interpretar obras de compositores como Bach, Vivaldi ou Handel.

"Ensaio Geral" - ouça na íntegra - é um programa com edição da jornalista Maria João Costa e sonorização de Rui Glória, que pode escutar às quintas-feiras, pelas 23h30, na Renascença. - http://is.gd/5FMXs
UM FRESCO DANÇADO SOBRE AS EMOÇÔES HUMANAS
2014-10-22

Criar uma coreografia contemporânea inspirada no Sturm und Drang - o breve e emblemático movimento artístico germânico (literalmente, “tempestade e ímpeto”) que, entre 1760 e 1780, contestou o racionalismo iluminista sinalizando a transição para o subjectivismo romântico - não era um desafio fácil.

 
SENTIR PRIMEIRO, PENSAR DEPOIS E DANÇAR SEMPRE
2014-10-17

Nova criação de Rui Lopes Graça mistura bailarinos e músicos numa peça atravessada por emoções violentas, desmesuradas. Porque havemos de estar sempre a pensar?
 
TEMPESTADES. A CONTAMINAÇÂO DO CLÁSSICO
2014-10-17

Sturm und Drang diz-lhe alguma coisa? Pois bem, é a base do novo espectáculo da CNB. Coreografia de Rui Lopes Graça e música de Pedro Carneiro.


 
JOSEFINA TOCA VIOLINO DESCALÇA E DEIXA-SE LEVAR PELA DANÇA
2014-10-17

Músicos e bailarinos juntam-se em 'Tempestades', a nova coreografia de Rui Lopes Graça com a Companhia Nacional de Bailado e a Orquestra de Câmara Portuguesa. Estreia hoje (17 Out.), no Teatro Camões, Lisboa.

 
COMPANHIA NACIONAL DE BAILADO ESTREIA TEMPESTADES

2014-10-17

A nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça, intitulada "Tempestades", com conceção musical de Pedro Carneiro, tem hoje (17 Out.) estreia mundial pela Companhia Nacional de Bailado (CNB) no Teatro Camões, em Lisboa.

 
Páginas:
Notícias por categoria:
Imprensa (123)
Televisão (28)
Revistas de Dança (5)
Rádio (14)
Blogs (3)
Críticas (9)
Jornais Digitais (57)
Outros (3)
Todas (230)
Consultar Arquivo