"PERDA PRECIOSA: D. Sebastião morreu." é uma peça coreografada por Rui Lopes Graça (e não é só dança), é encenada por André e. Teodósio (e não é só drama) e tem música antiga da Orquestra Divino Sospiro (e não é só uma peça música). Conheça as declarações dos criadores ao programa "Fila J" da TSF de José Carlos Barreto.
«Todos nós quando olhamos para a Mona Lisa sabemos que é a Mona Lisa, mas não sabemos que somos também influenciados por aquilo que está por trás da Mona Lisa» - Massimo Mazzeo (diretor musical).
Está desde esta quinta-feira no Teatro Camões, em Lisboa, o espetáculo da Companhia Nacional do Bailado, "Perda Preciosa", com coreografia de Rui Lopes Graça. É mais uma abordagem à morte de D. Sebastião na batalha de Alcácer Quibir e ao mito do Sebastianismo. Os autores querem que o episódio seja visto como o início de uma nova história.
CORRER O FADO do QUORUM BALLET é «um espetáculo que já foi apresentado em lugares culturalmente diversos como a China, Sérvia e Dinamarca (sempre com lotação esgotada) e tem dentro de portas conquistado a atenção do público provando que Fado e Dança Contemporânea podem ser conciliados e ter resultados surpreendentes.»
Luísa Taveira, a directora artística da Companhia Nacional de Bailado (CNB), tem razão quando diz que Olga Roriz é a coreógrafa que melhor conhece a CNB.
Ver "A Sagração da Primavera" é encontrar nos corpos destes bailarinos a força com que, há algumas temporadas, enfrentaram (é este o termo adequado) Treze gestos de um corpo (2007) e Isolda (2009), dois exemplos de coreografias que Roriz remontou para a companhia, depois de terem sido criadas para o Ballet Gulbenkian.
GESTO CONTÍNUO é como se chama o desafio que a Companhia Nacional de Bailado lança aos profissionais que pretendem evoluir na area da coreografia. Este ano são 4 bailarinos da companhia a abraçar este desafio e a coreografar os seus colegas.
“Sagração da Primavera” é o bailado que a Companhia Nacional de Bailado faz subir ao palco. Portugal tem 90 mil doentes de Alzheimer e associação vai abrir novas unidades de apoio.