Sinopse

Penalva é um artista plástico português a residir em Londres há longos anos.
A sua obra é por demais conhecida do público em Portugal e reparte-se entre as grandes instalações, o vídeo, o som, a performance, a pintura e a fotografia.
Contudo, o seu percurso artístico teve início na dança, formando-se na escola do Teatro São Carlos e ingressando, posteriormente, na companhia de Pina Bausch.
É na direção desta obra Quinze bailarinos e tempo incerto, numa colaboração muito próxima com o nosso coreógrafo Rui Lopes Graça, que Penalva faz o seu regresso à dança mas desta vez trazendo consigo uma experiência artística e criativa assinalável.
A sua intenção é de reproduzir, no século XXI, um “ballet branco”, cuja ausência de narrativa abra a porta à multiplicidade de leituras, enquanto devolve à dança o lugar primordial.
A David Cunningham, músico e compositor irlandês muito ligado aos trabalhos de artistas visuais, foi encomendado o som da peça cujo “tempo incerto” contrastará com a prestação dos bailarinos e a organização exata das suas danças.

Ficha Técnica

JOÃO PENALVADIREÇÃO, CENÁRIO E FIGURINOS
RUI LOPES GRAÇACOREOGRAFIA
DAVID CUNNINGHAMSOM
ZHUOMIN CHAN E MICHAEL SCOTTCONTRIBUIÇÃO MUSICAL
NUNO MEIRADESENHO DE LUZ
ARTISTAS DA COMPANHIA NACIONAL DE BAILADOINTERPRETAÇÃO
MESTRA PAULA MARINHOFIGURINOS executados no atelier da CNB sob orientação

Elencos

ALMUDENA MALDONADO
ANDREIA MOTA
INÊS FERRER
INÊS MOURA
ISADORA VALERO
LEONOR DE JESUS
MIYU MATSUI
TATIANA GRENKOVA
AEDEN PITTENDREIGH
JOÃO PEDRO COSTA
KILIAN SMITH
KILIAN SOUC
LOURENÇO FERREIRA
SERGIO NAVARRO
TIAGO COELHO

Ensaio Geral Solidário

ENSAIO GERAL SOLIDÁRIO
12 de outubro 2016 às 21h

Através de um donativo a partir de 12 euros tem direito a um convite para assistir ao Ensaio Geral de QUINZE BAILARINOS E TEMPO INCERTO, no dia 12 de outubro, no Teatro Camões, em Lisboa.

Ao contribuir para esta causa, será entregue um recibo de donativo, ao abrigo da Lei do Mecenato, para efeitos de dedução fiscal.

Evento Facebook


attitude_logo

 aTTitude
Nutrição oncológica – Informar & Formar

A aTTitude,  Associação de Solidariedade Social, IPSS, fundada por Bibi Sattar Marques e Francisco Marques, em Setembro de 2014, tem como objetivo colmatar algumas necessidades prementes no nosso país. Atualmente a Associação tem os seguintes projetos em curso:

– Quarteto Gastronómico – Degustar por uma boa causa;
– Nutrição Oncológica – Informar & Formar;
– Vamos cuidar – Cuidados Paliativos Pediátricos – Informar & Formar;
– Coleção livros aTTitude – Literacia em saúde.
Como fazer o donativo?
• Por transferência bancária 001000005169571000130
Para mais informações:
Tel. 91 958 94 80 (Bibi Sattar Marques) ou 91 528 57 50 (Irina Dias Lopes)
O nosso muito Obrigada!
aTTitude

SITE | FACEBOOK

 


projecto_arte-logo

 Aprender e Agir – associação para o desenvolvimento pessoal e profissional
“DARTE ESPECTÁCULO”

O ensaio geral solidário reverte a favor do Projecto Darte. O Projecto Darte é um projecto psico-educativo, sem fins lucrativos, que utiliza uma metodologia inovadora de arte como terapia, trazida do Reino Unido. Foi criado em Portugal em 2013 e, desde então, chegou já a mais de 350 crianças e jovens. Num ambiente acolhedor, seguro e estimulante, os participantes realizam projectos criativos, lancham, conversam e ouvem histórias. Um momento das suas semanas que é só seu, onde não têm que lidar com as pressões diárias dos seus contextos, e onde é potenciado o desenvolvimento da sua auto-estima e auto-confiança, bem como de outras competências pessoais e relacionais.
O dinheiro angariado servirá para oferecer sessões de arte como terapia Darte, em regime pro-bono, a crianças e jovens dos 5 aos 16.
Como fazer o donativo?
• Por transferência bancária IBAN: PT50 0007 0000 00179017090 23
Para mais informações: projectodarte@gmail.com
O nosso muito Obrigado!
Projecto Darte

SITE | FACEBOOK

 


meninos-de-oiro

Associação Meninos de Oiro – AMO
DANÇAR PELO FUTURO

A Meninos de Oiro é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que defende os direitos da criança. Nasceu em 2002 e atua em Azeitão e no concelho de Sesimbra, intervindo em dezenas de agregados familiares com crianças em situação de risco ou perigo.
VISÃO / MISSÃO / VALORES:
Missão: Defesa dos direitos da criança, promovendo a melhoria das condições de exercício da parentalidade.
Visão: Ser uma instituição modelo na área da defesa dos direitos da criança.
Valores: Respeito – Aceitação, de forma positiva, das diferentes realidades apresentadas sem juízos de valor prévios; Proximidade – exercício da actividade com empatia criando confiança no e com o utente; Responsabilidade – execução do trabalho com profissionalismo e confidencialidade; Humanismo – valorização do ser humano acima de tudo, priorizando sempre a criança; Multidisciplinariedade – trabalho de interface entre várias visões técnicas de cada situação.
Como fazer o donativo?
• Por transferência bancária PT50.0036.0317.9910.0011.2513.0
Para mais informações:
E. meninosdeoiro@gmail.com
O nosso muito Obrigada!
Associação Meninos de Oiro

SITE | FACEBOOK

 


mdv_logo_rgb

Movimento Defesa da Vida – MDV

MDV – Movimento de Defesa da Vida, uma IPSS, que tem como missão a promoção da dignidade da pessoa e da unidade familiar, proporcionando a cada pessoa e família um protagonismo fundamentado no respeito pelos seus planos de vida e características próprias. A nossa principal actividade desenvolve-se junto de famílias com crianças em risco, maioritariamente carenciadas e que atravessam um período de crise. A essa actividade damos o nome de Projecto Família e através dela procuramos trabalhar com todos os elementos da família, em sua casa, no seu horário, ajudando-as a alterar comportamentos que possam levar ao afastamento das crianças. Este Projecto é pioneiro em Portugal, inspirado no modelo Norte-Americano – Families First-Homebuilders, e é desenvolvido através de uma abordagem intensiva, imediata e individualizada de 6 semanas nas quais o técnico está disponível 24horas/7dias por semana, seguindo-se follow-up ao fim de 1 mês, 3 meses, 6 meses, 9 meses e 1 ano.

Através de um simples donativo, a partir de 12€, tem a hipótese de se tornar parte activa da deste projecto e ajudar a evitar a institucionalização de mais crianças, e nós oferecemos-lhe um convite para o espetáculo QUINZE BAILARINOS E TEMPO INCERTO.
Como fazer o donativo?
Através de email/ telefone ou preenchimento do formulário
• Por transferência bancária PT50.0036.0065.99100084626.92
Para mais informações:
Tel. 217994530 (Mariana Mira Delgado / Rita Silva Lopes) | E. Gestao.lx@mdvida.pt
O nosso muito Obrigado!
Movimento Defesa da Vida

APOIOS
logotipo-cml_fontedin_horizontal_1-cor-1clube_ana_lisboa-logologotransparent

Biblioteca Digital

Imprensa

É nova criação do coreógrafo Rui Lopes Graça com direção do artista plástico João Penalva. "Quinze Bailarinos e Tempo Incerto" é dançado pela Companhia Nacional de Bailado e está em cena no Teatro Camões em Lisboa.
REPORTAGEM RTP – QUINZE BAILARINOS E TEMPO INCERTO

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DIÁRIO DE NOTÍCIAS
Quinze bailarinos em viagem num espetáculo completamente abstrato por Maria João Caetano

PÚBLICO
Um ballet blanc para o século XXI por Luísa Roubaud
Um ballet sem histórias e desconfiado da emoção por Gonçalo Frota

VISÃO
‘Quinze Bailarinos e Tempo Incerto’: Caminhos dançantes por Vânia Maia