Biografia

Inês Ferrer é Bailarina Corifeu na Companhia Nacional de Bailado. Integrou o elenco da Companhia em 2013, tendo sido promovida a Corifeu em setembro 2021.

Nascida em Ponta Delgada, nos Açores, iniciou a sua formação como bailarina em Faro, na Escola da Companhia de Dança do Algarve, onde estudou até 2009. Em 2012, concluiu o curso superior de Dança, pela Escola Superior de Dança em Lisboa.

Durante a sua formação trabalhou com vários professores e coreógrafos, como Evgueni Beliaev, Natalia Abramova, Anna Grabka, Barbora Hruskova, Heather Jorgensen, Maria Palmeirim, Barbara Griggi, Pascal Mosselmans, Monique Loudières, Teresa Rainieri e Amélia Bentes.

Fazem parte do seu repertório na CNB obras como A Bela Adormecida (Ted Brandsen); Dom Quixote  (Alexander Gorsky/ Eric Volodine); O Quebra-Nozes (Mehmet Balkan), no papel de Fada das Castanhas; Giselle (George Garcia), no pas de dix; O Lago dos Cisnes, no papel de cisnes grandes e La Bayadère, no papel das 3 sombras (Fernando Duarte); 5 Tangos e Shortcut (Hans Van Manen); Orfeu e Eurídice e Pedro e Inês (Olga Roriz), neste último no papel de Inês Morta; Será que é uma Estrela (Vasco Wellenkamp); Madrugada (Victor Hugo Pontes); Dido e Eneias (São Castro e António Cabrita); iTMOi (in the mind of igor) (Akram Khan); Minus 16 (Ohad Naharin) e Impromptus (Sasha Waltz). Destacam-se ainda interpretações em Serenade (George Balanchine); Adagio Hammerklavier (Hans Van Manen); Chronicle (Martha Graham); Sagração da Primavera (Nijinsky), no papel de Eleita; entre outros.

No seu repertório extra-CNB, destaca os papéis de Swanilda, em Copélia, Fada do Açúcar, em O Quebra-Nozes, ambos pela Companhia de Dança do Algarve, e Pas de deux, em Romeu e Julieta (Tiago Amaral), em diversas galas de bailado.

Participou em vários concursos de dança internacionais, onde obteve prémios como o de “Melhor Solista” no Dance World Cup (Jersey, Inglaterra, 2009) e “Melhor Solista” no concurso Dançarte (Faro, 2013). Participou também na gala Terpsicore, em Faro, no Room Dance Festival (Lisboa, 2019), entre outros festivais e galas.

Videos